A porta


Choviam umas gotinhas muito finas e o vento uivava como um lobo desgovernado.
Subi a ladeira e fui-me abrigando da fúria dos elementos nos intervalos das casas, onde as pedras rudes já tinham sido gastas pelos séculos e os carreiros de água seguiam o seu rumo, já rotineiro.
Não havia silêncio, mas tudo estava suspenso.
Avistei uma porta. Fechada, zangada e com frio certamente. Não se quis abrir e ai de quem tome a ousadia de a forçar.
Gosto de portas, pensei. É um objecto que passa os dias virado de costas para nós, mas que nos persegue em todos os nossos passos. Tem uma função definida, apropriada.
Porta fechada - não entrar. Porta aberta - entrar. Porta entreaberta - espreitar!...
Arrombar uma porta é roubar. Bater com a porta é a força da ira. Dar pontapés e murros numa porta é um castigo.
A porta de uma casa... uma tábua rasa. Vai-se decalcando com o tempo, com as mãos e com os pés, com os sacos das compras, com as malas, com as chaves, o cão a raspar, a chuva que incha a madeira, o vento que a empurra, o sol que a descasca.
Arrancar uma porta é eliminar um rectângulo de memórias e de marcas.
Boas entradas em 2010!

Comentários

Anónimo disse…
Também há coisas à porta fechada; abrir muitas portas: o paulo portas; tantas portas... excelente ideia, rita. muito bom, se me premites.

Bom ano!

M.Alonso
Anónimo disse…
Realmente coisas que para os outros não querem dizer absolutamente nada, tu dás-lhes a volta e aí surgem elas....

Parabéns
Fiquei deliciada com este texto mal comecei a ler o primeiro parágrafo, e quanto mais o lia mais encantada ficava. Quando achava que não era possível manteres a mesma qualidade ao longo do texto, mais uma frase surpreendentemente maravilhosa. Sem dúvida um dos meus textos preferidos. Parece que começaste o ano como a verdadeira artista que és e que admiro. Desejo-te um ano 2010 cheio de coisas boas e que possas abrir qualquer porta que queiras.
Gd bj
Anónimo disse…
Como dizia o alguem , se olhares vê se consegues reparar.Para quê? Diz o outro.É só uma porta!Portas há muitas!Olha, para mandar fazer uma porta aínda tenho dinheiro!Quanto custa uma porta?
Há de alumínio , de madeira , de ferro ,eu sei lá!
Não percas tempo!É só uma porta!...............E toda esta afirmação com a exclamação de uma certeza absoluta.Numa pobre , angélica e completamente errada certeza absoluta.São as enormes diferenças dentro da humanidade.São só diferenças.

Mensagens populares