must love dogs



Desde Janeiro que partilho praticamante todo o meu dia com um cão. O Flash.
A adaptação à vida caseira foi feita seguindo os conselhos e os livros com toda a informação sobre estes seres de quatro patas. Que são seres verdadeiramente únicos e muito curiosos.
Como nenhum outro animal, o cão vive para fazer companhia aos seus donos, para ser parte de uma família. O cão existe para viver junto de nós. É como os touros. Apenas servem para as touradas, mais nada.
O cão pode ainda servir para a caça, para resgate de pessoas, para guardar casas e rebanhos, mas tudo, tudo se resume a uma coisa: ao contacto com o Homem. Ele faz tudo isso, mas apenas porque tem uma voz de comando que o "coordena" e retira o melhor de si, dentro da sua "linha" de raça.

Quando resolvemos acrescentar este novo elemento, sabíamos que seria um passo arriscado. Só sabe isso quem realmente gosta de cães. Porque quem realmente gosta de cães, e os conhece, sabe dessa dependência total que eles têm com os humanos.
Mais do que uma criança, que cresce e se torna autónoma, um cão depende totalmente de nós.
Não vai à torneira beber água sozinho, não abre a porta para ir à rua e fecha-a à chave.
Quando não estão connosco sobrevivem, tal como vemos os cães na rua, tal como um sem-abrigo. Sobrevive daquilo que encontra e daquilo que lhe dão.

A fronteira entre entender tudo isto, porque afinal de contas é um cão, e humanizar os cães como se vê muito por aí, é ténue.
É muito fácil esquecermo-nos rapidamente de que ele é um cão e dar-lhe um nome de gente, pô-lo a dormir na nossa cama, dar-lhe comida à mesa, limpar-lhe as patas com toalhetes de bebé, enfim...

Já se passaram 7 meses de convivência com o nosso cão e ele é aquilo que nós fizemos dele. Mas é um cão. Dou por mim confusa e cheia de sentimentos por ele, ao mesmo tempo que tento racionalizar que ele é um cão.
Infelizmente, e especialmente cá em Portugal, os cães não entram me lado nenhum. Não podemos ir à praia, a um hotel, a um café, a um centro comercial, a uma repartição de finanças.
Tudo isto por culpa... dos donos dos cães. Que os deixam correr atrás de tudo, ladrar porque mostram ser muito ferozes, fazer xixi e cócó em todo o lado e não apanhar. É uma disciplina inexistente. Que, bem pensado, é a mesma que vemos numa geração de gente sem educação nenhuma.
Talvez o nível de civismo dos cães revele o nível de civismo da sociedade em que vivem... seria um bom indicador!

Os cães precisam de donos e por isso precisam de educação. Quando se tem um cão assume-se um compromisso para o resto da sua vida.
Serão sempre felizes, sem dúvida, porque exigem muito pouco: apenas toda a nossa atenção.

Comentários

MJLF disse…
o flash é lindo! :)
Anónimo disse…
Que sorte conseguires interpretar e passar para o papel com tanta clareza tantas coisas do dia a dia.

Nunca deixes de o fazer pois nós, os que não conseguimos, precisamos de ti, Rita.
Anónimo disse…
Para já , não consigo dizer nada, porque tudo ficou aos trambolhões dentro da minha cabeça.Vou esperar um bocado e depois escrevo.
Anónimo disse…
O Flash tem 7 meses, mas já é grande.Já tem voz grossa.Quando ladra abre todo o seu vozeirão.Só ladra se sente ou ouve qualquer coisa que o incomoda ou qualquer coisa que poderá alterar o seu sossego.Por várias vezes, quando ele se pôs a ladrar o mandei calar e ele olhou para mim com uma expressão de quem não está a cpmpreender porque é que eu tambem não ladrava.Tive muita pena mas não fui capaz de o esclarecer.
Rita disse…
o flash já tem 8 meses, caminhando para os 9! é um cão muito "mimado" por toda a vizinhança que o recebe sempre de portas abertas, apesar de ser sempre proibido entrar com os cães... na farmácia, na lavandaria, na papelaria, na tabacaria, todos o recebem sempre com um sorriso e eu sei que ele também sorri lá por dentro. às vezes quando vai comigo no carro ele olha para mim com uma cara de quem também adoraria conduzir!
Anónimo disse…
Claro que sim. Cão é cão e Gente é Gente. isso será sempre assim. Não venham com a conversa que são melhores que muita gente, e tal... tambem um peixinho encarnado de aquário é melhor que muita gente...Irritam-me pessoas que comparam dois seres que não têm comparação. Embora digas que as crianças crescem e se tornam autonomas, fazem parte da nossa vida toda a vida. Com uma importância e um peso na nossa vida, que calculo nem em poeira se compare a um cão. O cão está para o bem ou para o mal na vida de cada um, mais vacina menos vacina, 8-9 anos. Por vezes menos...Depois quê? compra-se outro?
Gosto de algumas coisas que vais escrevendo, e gostei de ver aqui que te aproximaste da terrivel comparação, no entanto, atentaste no ridiculo, e não comparaste directaente cães com pessoas. Não te esqueças que são as pessoas que os educam, Se assim não fosse isto seria uma "selvajaria"-Só cães por aí...

Mensagens populares