Annus horribilis no more
Annus horribilis (pl. anni horribiles) is a Latin phrase that means "horrible year"
2024
Foi um autêntico ano de merda.
Inicia o ano com o luto do meu Pai e do Flash. A ressaca de um desgosto de amor, daqueles de bater com a cabeça na parede. Bater com o coração no fundo.
A doença do meu irmão instala-se. Vi-o sofrer e partir. Em seis meses. Iniciei um novo luto, enquanto os anteriores já haviam começado.
Ver e sentir o sofrimento da minha mãe. A tristeza do Martim. Da minha sobrinha. Uma onda de medo atroz. Medo de que toda a gente morra. Medo de perder mais pessoas. Medo de morrer.
Não há nada de bom em ver quem amamos sofrer. Só há que viver nessa dor e enfrentar cada dia, um por um.
2024
Fui de Viena a Istambul, e 25 anos depois, repito a experiência de viajar de comboio - senti-me a mesma miúda, só a mochila me pareceu mais pesada.
Foi um ano em que fiz Teatro pela primeira vez, como parte de um elenco e subi ao palco. Foi um ano em que conheci um dos meus ídolos - o Miguel Esteves Cardoso. Evolui profissionalmente, entrevistei pessoas incríveis e assisti a uma aula (presencial) com outro dos meus ídolos - o neurologista Manuel Damásio.
Pensei que tinha lido pouco, mas afinal foi um ano em que li tanta coisa boa. Apaixonei-me pelo Nick Cave e fui vê-lo ao vivo num concerto incrível. Conheci a história da Janis Joplin, mergulhei na música.
Fiz um retiro de silêncio durante três dias, abri o coração, comecei um caminho.
Foi um ano, em que apesar da merda, existiu um «secreto entreposto de celestiais momentos» - houve momentos de luz.
Para 2025, o 'supremo sabor' da vida- «adquirir a capacidade de nos apoderarmos da experiência e rodá-la, devagar, diante da luz».
Para 2025 não quero nada. A própria vida é suficiente. Mrs. Dalloway knows it better.
Comentários