A inadaptada



No dia 1 de Junho de 1926 nascia em LA, Norma Jean Baker.
Mais uma vez, e são estas as coisas que nos fazem ser quem somos, eu tenho um certo fascínio por esta actriz - Marilyn Monroe.
Infelizmente não conheço assim tão bem os filmes dela e ainda não vi aquele que dizem ser a "obra-prima": Os Inadaptados.

Mas o que sei é que gosto dela. Porque teve uma vida inversamente proporcional à beleza e ao talento que a caracterizava. Porque viveu numa época em que não havia nenhum "star system", era tudo genuíno e bom, estava tudo a começar do zero.
Porque se hoje alguém se apelida de "actriz mais sexy do mundo" é porque existiu uma Marilyn Monroe - ela mostrou o que é ser sexy. A palavra "glamour" é feita do seu nome. Ela era inteiramante genuína.

Nasceu filha de pai incógnito e mãe internada num hospital psiquiátrico; viveu até se casar, com 16 anos, em casas e famílias de acolhimento. Ninguém a queria. Foi um fotógrafo que a descobriu quando ela trabalhava numa fábrica de munições.

Era extremamente frágil, sensível, cheia de problemas e traumas. Chegava atrasada às gravações, tinha ataques de mau feitio... mas era simplesmente adorável, além de actriz notável.
Casou-se três vezes, sempre com homens mais velhos. Sabe-se que tentava engravidar mas tinha imensos problemas de saúde e não conseguia.

Era adorada pelos homens e pelas mulheres, não havia qualquer hipótese de se ser indiferente a ela. Tudo isto, ela não procurava. Só queria ser ingenuamente feliz. Mas estava criado um "monstro" e ela foi "vítima" de si própria. Desiquilibrada, tal como a sua Mãe e incompreendida por todos. Nunca se fez saber a sua vontade própria.

A vida de uma criança que cresceu num ambiente totalmente "anormal" e cuja a única família que conhece a abandona porque não tem condições para a sustentar, fazendo-a optar pelo casamento precoce em deterimento do regresso a um "orfanato", só poderia ser complicada.
E se juntarmos a isso a sua beleza inédita naquela era dourada do cinema americano, então só poderia ser extrememente complicado.

Morreu em Agosto de 1962, com 36 anos. Não se sabe como exactamente nem porquê. Nasceu o mito e ficou uma vida por contar.

Comentários

Mensagens populares