viajar de comboio



Na 6ªfeira tive de ir até ao Porto. E voltei no mesmo dia, à noite.

Fui de comboio da Gare do Oriente até Campanhã e depois apanhei um comboio até Valadares. No regresso já parti do Metro na Casa da Música e cheguei a Lisboa por Santa Apolónia.

Gosto imenso de viajar de comboio, concluo.

Não me cansa, não me farta. A paisagem vai sempre mudando, há sempre pessoas a entrar e a sair, a passar. Mesmo de noite, a lua pode acompanhar a nossa carruagem, aproximando-se ou afastando-se. Há sempre luzes novas, postes de iluminação mais amarelados, casas ao longe.

Ao contrário de um avião, onde o azul e as nuvens seguem-se como a repetição dos desenhos no papel de parede, num comboio não existe padrão. Os carris desenham paisagens sempre diferentes e nós seguimos pela força da carruagem.

Leio, escrevo, ouço música, levanto-me, passeio nas carruagens, encosto a cabeça à janela e adormeço. E que bem que durmo no comboio. Quando estudava na Universidade em Lisboa, ia todos os dias de comboio para as aulas, e entre Cascais e Lisboa adormeci ferrada várias vezes com direito a sonhos. Eu e outros, que sucumbiam ao embalo dos carris.

A certeza de uma linha que se segue ao minuto faz-nos entregar ao momento da viagem - e vamos, de corpo e alma, dentro de um movimento fluido e premeditado. E mesmo viajando sozinhos, nunca estamos realmente sós. Há uma ligação entre os viajantes de comboio - uma coisa do passado, antiga, que veio de outros tempos. As pessoas cumprimentam-se silenciosamente e, ao contrário dos aviões, nos comboios há uma cumplicidade subliminar entre os viajantes.

Além dos comboios gosto das Estações. É uma agitação grande de pessoas, linhas, bilhetes, relógios, revisores. E mais uma vez a sensação do pertencer a qualquer coisa, de partilhar um mesmo momento, um espaço, que tem a função de nos acolher.

Qualquer viagem de comboio, qualquer carruagem, estação ou bilheteira, tem matéria suficiente para escrever um livro, um conto, um romance inteiro. E assim penso que todos os dias circulam pelo mundo milhares de enredos sobre carris.

Comentários

Mensagens populares