Março és tu
Março é sobretudo sobre renascer, sempre foi.
Primeiro por ser o mês da Primavera e depois porque, quase sempre, serve de quaresma ou recebe a Páscoa. A Páscoa que é o meu Natal.
Celebrar o Natal, e tudo o que implica, é, para mim, cada vez mais uma violência. Já da Páscoa sempre gostei. Traz o prenúncio da Primavera, e tudo o que 'renascer' significa. Sempre escrevi aqui sobre a Páscoa. As primeiras memórias de Arouca, com a Teresa, e o Tio António a contar histórias na casa de jantar em plano inclinado. As cameleiras. Os melindres.
E pela ideia de passagem, que é magnífica: Páscoa se origina da palavra em latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach/ Pesach, que significa “a passagem”.
Renascemos para esta vida na terra, que é uma passagem. A Trajetória evolutiva!
O meu Avô materno, Avô Tanas, nasceu no dia 8 de março de 1920. E desde pequena que assumi esse dia, e esse mês, como os melhores de sempre! (em Agosto tenho o meu Pai, juntinho a mim ❤️)
Estive praticamente oito anos para conseguir ser Mãe. E o Martim nasceu no dia 8 de março de 2013. E quando ele faz anos, faz anos o Avô Tanas e eu faço anos também. Faço onze anos que sou Mãe. Amo o meu filho, e ser Mãe dele é o meu maior tesouro. O meu peixinho!
Os dias já estão a ficar mais longos, amanhece mais cedo, os melros andam mais afoitos. A Natureza vai despertando para cada mistério que vai acontecer. Nem ela, nem nós o sabemos muito bem. Há todos os anos este movimento - é-nos dada a alegria de renascer, de reconstruir, de se refazer um caminho.
Março é Martim, março é sobre todas as mães que amam os filhos.
E todos os dias digo-lhe isso: i love you!
Comentários