meu querido mês de Agosto...

Agosto é um mês lindo!
Nesta altura do ano não há terrinha neste nosso Portugal que não tenha uma Festa.
Um Santo ou uma Santa.
Bailes, quermeses, bandas, fogueiras, cheiro a pão com chouriço, mais rifas, churros, pista de carrinhos de choque, gado vivo, cestas de verga e saquinhos de pano com colheres de pau...
Das melhores recordações que tenho de infância são das Festas nas aldeias; no Caramulo passei as melhores férias da minha vida. Sempre em Agosto, no meio da Serra! Lá havia sempre Festa, mas para um "upgrade" iamos até Viseu à Feira de São Mateus.
Foi em Agosto que fiz o meu inter-rail com mais duas amigas pela Europa e foi em Agosto que comecei a namorar com o meu Príncipe!

É o mês do emigrante, das noites quentes, dos casamentos em Fátima, dos amores de Verão, do gelado ao final do jantar com direito ao chinelo a raspar no chão, de meter o porta moedas debaixo do braço enquanto se vai ás compras, de chinelar mais um bocadinho no meio do Modelo enquanto se mete tudo para dentro do carrinho... é Agosto!

A praia está carregada de bolas de berlim (infelizmente, sem creme), batatas fritas e águas fresquinhas. A "Olá!" é a nossa melhor amiga além do chinelo que raspa mais um bocadinho na passadeira a caminho da praia.

Agosto é o mês de suspirar junto ao mar com o sabor do sal na pele, de comer tudo o que seja servido em pratos pequenos, com palitos, guardanapos e garfinhos a acompanhar.
É quando espreitamos mais além e vemos que estamos a quatro meses do Natal, que tinha sido ontem, que o ano já passou mais de metade, mas que ainda agora começava.

Eu nasci em Agosto e apesar de nunca ter tido uma festa de anos como deve de ser, acho que não deve haver mês com mais festas do que este.

Meu querido mês de Agosto!

Comentários

Anónimo disse…
Tens mesmo a certeza de nunca te terem festejado devidamente os teus anos!!!

Olha que ouvi dizer que houve festas na praia da Arrábida com pic.nic, no campo com banhos no tanque e até na vila com 30 amigos+30, apagão na rua e comida e bebida à descrição.....

puxa bem pela tua cabecinha e desmoi o novelo que aí anda...o teu passado parece ter sido maravilhoso só que o próprio não consegue ter a noção disso.

Estarei muito enganada?
Anónimo disse…
Peço desculpa,"desmoi" existe?? penso que quando muito "esmoi", mas para novelo, é bem mais desentrelaçar ou desfazer.- Peço desculpa!!

Mensagens populares