Rir

Há uma coisa que assusta muita gente neste País: rir.
Para muita gente, rir é coisa dos palhaços. Dos tontinhos e dos parvinhos.
É quase interpretado como um sinal de fraqueza, de inferioridade.
Há imensa gente que tem medo de rir. Não se ri, pronto. Não consigo perceber.

É triste ter medo de rir. Não é preciso ser-se palhaço para se rir ou fazer os outros rir. Basta ser-se sincero, por dentro e por fora. Sorrir ainda alguns o fazem, mas rir é um passo mais à frente.
Eu tinha uma Avó que sorria pouco mas ria-se imenso. Dava umas boas gargalhadas de vez em quando. Eu adoro rir. Rir até doer a barriga. Para isso não é preciso ver filmes para rir. Basta nós próprios e o que vai cá dentro da cabeça. Sem medos nem preconceitos.

Mais do que rir, adoro fazer os outros rir. Acredito que muitos me julgam uma "tontinha", que coitada só se sabe rir. Também sei chorar (e bem!).
Acho que no fundo tudo se resume ao mesmo: esconder as emoções. Não vamos rir não vão pensar que somos parvinhos, não vamos chorar não vão pensar que somos uns coitadinhos.

Na volta, sou eu que estou ao contrário dos outros e efectivamente não devemos rir, nem fazer os outros rir que isso é coisa dos palhaços no circo. Tenho sorte porque tenho ao meu lado uma pessoa que me faz rir a todo o instante e eu a ele; e esta casa não é nenhum circo nem andamos junto no Chapitô.

Melhor ainda, gosto de rir sozinha, de mim própria.

Comentários

Anónimo disse…
Está provado que RIR faz bem à alma!

Tomara eu ter sempre vontade de rir.

Bem hajam estes teus pensamentos.
Anónimo disse…
Quando era miudo gostava muito de ir ao circo no coliseu em Lisboa e gostava muito de ver os palhaços.Acho que ao ver os palhaços a actuarem eu estava próximo de uma liberdade autorizada em que eles faziam as macacadas que muito bem lhes aptecia.Claro que tambem gostava de ver os animais e os equilibristas etc , mas para mim a grande questão da trade de circo eram de longe os palhaços.Nunca mais me esqueço do palhaço que aparecia muito depressa na pista e ao entrar dava uma cambalhota e no meio da cambalhota conseguia atirar com o chapeu ao ar quase até á cupula do coliseu.Era a liberdade total e fartava-me de rir.

Mensagens populares