Hopenhagen

Daqui a uma semana acaba a esperança em Copenhaga.
Porque a Esperança só dura 15 dias...
Tenho medo de que não resulte em nada. Acho sinceramente que por muito que queiramos já não conseguimos parar uma máquina, um monstro gigante que se move há milhões de anos e que faz da terra aquilo que bem entende - o Homem.
Uma vez ouvi, e acho que já o escrevi, que nunca tanto mal foi feito a uma coisa que só nos dá graças - a natureza. Porque somos tão ingratos?

O homem é ingrato, insaciável e bruto.
Já o era quando andava pelas estepes, com um cão ao lado a caçar, agora só muda o cenário e em vez de um cão tem um carro.
A natureza só nos dá, não nos pedindo nada em troca. Nós só pedimos em troca e damos muito pouco.

As mudanças já são demasiadas, temo que tenhamos chegado a um ponto sem retorno. Por muito ecoponto amarelo, pilhão e vidrão que entupamos de lixo.
Porque fazemos muito lixo, porque já temos muitas vacas a pastar e muito milho a queimar terra, porque já derreteu muito gelo, já desapareceram muitas espécies e outras estão a dias de desaparecer... já foi feito todo o mal.
Agora andamos a tentar tapar buracos de uma barragem iminente de rebentar.

Temos esperança - HOPE - porque talvez seja aquilo que nos resta, no meio do destino traçado.

Comentários

Anónimo disse…
Quem viu na noite da passada sexta feira o expresso da meia noite , acerca da reunião de Copenhaga, teve a ocasião de ver que existem muitos cépticos no que toca ao arrefecimento do planeta. Como tal, em minha opinião, este ano vai nevar em Cascais e não vai ser pouco.
Unknown disse…
Não poderia estar mais de acordo contigo!!!!

Mensagens populares