O oposto

Hoje é o primeiro dia de Dezembro. A Lua está quase cheia; é amanhã, no segundo dia de Dezembro.
Saí à rua com a máquina para apanhar a Lua. Está lá em cima, como um poste de luz infinito com uma bola na ponta.

Diz-me o borda de água que devemos resguardar as plantas do gelo, arrotear terras (dar arrotos a terra?) e acarinhar o gado. Mesmo assim plantamos macieiras e pereiras.
O mês de Dezembro é um sopro de fim de ano. Passa tudo a correr. Desde o final de Outubro que se fala em Dezembro, nenhum mês é tão "falado" como o último mês do ano.
O Natal e a Passagem de Ano são uma parte da questão, a outra é o ano que chega ao fim.

Há uma certa tensão no mês de Dezembro.
Deve ser o mês com mais toques de carro na cidade, as pessoas andam muito tensas. Anda tudo muito tenso. Nos centros comerciais e nos supermercados há mais tensão ainda.
Até o Flash anda mais tenso...

Quando saí para tirar esta foto a rua estava calma, mas as pessoas pisavam as pedras com tensão, os carros roçavam o alcatrão na tensão.
Antes que todos apanhemos um choque de alta tensão, gostaria de sugerir uma espécie de Ashram para todos. Podemos levar uma árvore de natal e um presépio, algumas bolas e ramos de azevinho. Mas tenhamos alguma paz e tranquilidade. Pois é isso que deve ser o mês de Dezembro.

Comentários

Anónimo disse…
APOIADO!
Anónimo disse…
É verdade sim senhor , anda tudo mais tenso no final do ano.É pena que as pessoas andem tensas, porque andar dessa maneira significa que as pessoas não estão satisfeitas.As pessoas andam tristes.Mas não é de agora. Foi sempre assim e o pior é que se calhar vai ser sempre assim.Não me parece que as coisas mudem.A insatesfação das pessoas não vai deixar de estar sempre presente.A TV é muito importante e é através da TV que nós nos vemos uns aos outros , quer neste país quer nos outros países.Hoje em dia uma pessoa por pouco dinheiro pode atravessar a Europa toda da avião e continuar triste , mas não há nada a fazer , é assim.É possível que este país provoque algum tipo de claustrofobia dada a sua pequenez.É um país muito pequeno que está longe do seu centro que é o centro da Europa.Como que o centro da Europa nos esteja sempre a atrair a cada um de nós, sem que nos seja possível aí estar.Não é então claustrofobia mas sim mais uma espécie de frustração em não responder positivamente ao chamamento do centro da Europa.Não é grande coisa , 10 milhões de pessoas espalhadas pelo centro da Europa.Acho que nos deviamos ,TODOS, ir embora.Só eu é que ficava porque nunca pensei que havia de alguma vez saber pintar.Ficava cá eu e o professor mais as tintas os pinceis e cavaletes.Complicado.

Mensagens populares