Passagem

Sexta Feira Santa.
À porta de nossa casa passou a procissão do Bairro de Sta Catarina. Houve vizinhos que penduraram colchas nos estendais, deitaram pétalas de flores aos andores, havia banda e fanfarra (a quem o Flash ladrou desalmadamente, coitado, nunca tinha visto um trombone e um tambor), rezando-se ao longo do percurso silencioso e iluminado pelas velas.
Gostei de ver a procissão e rezei também.

Não teria mais do que 9 ou 10 anos quando fui passar uma Páscoa a Arouca, a casa da minha prima Teresa. Nunca me esqueci dessa Casa, como nunca me esqueci dessa Páscoa.


Havia muitos doces e bolos, havia muito açúcar! O pão de ló de Arouca e os melindres são absolutamente divinais - tanto eu, como a minha prima, comemos um pacotinho inteiro assim como quem bebe um copo de água.

Depois havia camélias, muitas camélias. Havia pétalas grossas espalhadas pelo chão, cor de rosa e brancas, perfeitamente ovais e fibrosas. As cameleiras eram (e continuam a ser) enormes, tão grandes como um imponente castanheiro. Ora, eu não sei muito de horticultura, mas uma cameleira demora dezenas de anos, se não séculos, para ficar uma árvore de grande porte.
Naqueles dias das férias da Páscoa, forramos os degraus da escadaria com pétalas de camélias, como se fosse um tapete de flores, por que o Padre de Arouca ia fazer uma visita à Casa.

E havia ainda um espírito muito vivo naquela casa. Um dos Tios da minha prima é Padre e estava lá nesses dias, sendo hoje uma figura com bastante referência. Gostei muito das histórias que ele nos contava, muitas delas daquela Casa.
Como se houvesse alguma entidade divina que por ali andasse ao nosso lado.

Nunca mais me esqueci daquela Páscoa e de Arouca guardo recordações profundas. De uma água muito fria que enchia um riacho de salamandras pintalgadas, do calor de Agosto e do cheiro do jardim carregado de flores, e das histórias que sempre marcaram a amizade entre duas primas.



Gosto de pensar que para mim a Páscoa será aquela Casa, carregada de açúcar, camélias em flor e um espírito bom.






Páscoa significa passagem.
Mais uma Passagem na minha vida.

Comentários

Anónimo disse…
Pois nós por cá também andámos numa procissão na sexta-feira à noite, para lembrar a morte do Senhor.Fomos da porta do quartel de Cascais pelo baluarte abaixo até à praia do peixe, mas não foi aos trambolhões.Eramos para aí umas 100 pessoas ou mais.Fomos percorrendo todas as vielas da freguesia e de vez em quando parava-mos para rezar umas orações.Fomos sempre em silêncio com muito juízo e muita tristeza pela morte do Senhor.O tio António veio con nós outros

Mensagens populares