Errar.
O que é o erro? É qualquer coisa que à partida está mal. Se está mal é por que "alguém" disse o que está certo. E o que está certo?
O que é errar? Falhar?
Se falhou é por que havia umas regras no início do jogo. No mikado tinhamos de apanhar os pauzinhos da mesma cor sem deixar os outros mexer. Se se mexessem perdiamos. Regras.
E na vida? Onde estão as regras do mikado, que dizem que falhamos e por isso perdemos?
Quem fez as regras? Onde estão escritas, existe algum site onde possa haver um "pdf" com as regras da vida?
E agora vem a melhor parte.
E aquela que toda a gente sabe.
Não existem. As regras não existem e não estão escritas em lado nenhum. Com execpção de matar e roubar, (mesmo assim questiono a razão por que alguém o fara) onde está escrito que é errado fazer isto e fazer aquilo?
Quando se rouba para comer, para sobreviver, é errado?
Quando se ferem os sentimentos de alguém? Quando se entra na esfera dos outros e alteramos as suas vidas? Quando se põe em causa a nossa saúde?
Onde está o limite do erro? Devia de existir uma régua, ou um medidor de erros, para que assim a "punição" fosse justa e de acordo com o grau do erro. E havia uma regra absoluta, como o grau de alcóol do vinho, nem mais, nem menos, é 14,5º. Ponto. A partir daí, é erro. E depois havia uma escala: grande erro, pequeno erro...
Para isso existe a Justiça, que mede na sua balança os vários graus. Mas para aquilo que a Justiça não serve (e acredite-se que já me servi dela, para exactamente colocar um autocolante de "ERRADO" na testa de alguns senhores), para aquilo que o Direito não julga, nem existem advogados, como fazê-lo?
Para as escolhas da vida. Para as nossas opções. Para aquela "carruagem" onde escolho entrar, para aquele "metro" que apanho e tudo o que isso implica, quem julga? Quem condena?
Nada, nem ninguém. Só nós próprios. Rita, a Juiza, Rita, a advogada, Rita, a Ré, Rita, a Autora.
Pois é, preciso de expurgar o meu "erro" e então venho para aqui escrever coisas.
É verdade, será mesmo que eu errei?

Comentários

Anónimo disse…
Erraste como todos nós mas foste mais corajosa porque tentaste fazer melhor e dar melhor!
Alguém me disse de ti no outro dia:

É MUITO BEM FORMADA...

....por isso os teus erros nunca poderão ser muito graves.
Anónimo disse…
Boa.Logo à tarde ou mais para a noitinha volto aqui.Nunca esquecer que é no mais profundo da noite que começa o dia.
Anónimo disse…
Com licença.O novo ministro das finanças é primo direito do Xico Louçã e são bons amigos.E esta ein!
Anónimo disse…
Já cá estou outra vez.Erros , todos aqueles que nascem , cometem-nos.Como eu não sei que erro cometes-te não sei que te diga.Agora, de uma coisa estou certo , é a minha opinião da qual estou convencido.O elemento mais poderoso e menos escrupeloso à face da terra é sem duvida a natureza.
Anónimo disse…
E a coragem que é necessária para nós admitirmos os grandes erros da nossa vida? Decisões tomadas no sitio errado, à hora errada, com a informação errada? Tudo é relativo e com importância volátil, e o tempo, é o melhor conselheiro e apaziguador que existe...

Mensagens populares