Couves Coração


Depois dos 30, dos casamentos e dos nascimentos dos filhos, das primeiras idas para as escolas e pré-primárias, de uma vida profissional mais consciente e mais ou menos controlada e de uma relação que se vai tornando mais sólida e cúmplice com a nossa cara metade, temos de retomar o assunto dos amigos.

Houve ali um momento da nossa vida em que somos só marido e filhos, trabalho e família. Mas agora é tempo de retomar a amizade, de a reconhecer e dar graças pelos amigos que temos. O tempo que temos para eles é pouco? Não. Talvez seja mais do que suficiente, nós é que nos escondemos atrás dessa ideia muito comum.

Quando entramos para a escola pela primeira vez, qual é a primeira coisa que fazemos? Amigos. Quando vamos para o Liceu e depois para a Faculdade. Quando chegamos a um primeiro emprego ou a uma cidade desconhecida. Criamos laços de afecto e de amizade.

Cultivar amigos é como cultivar hortas (mais uma vez se prova que o Borda de Água é um meio auxiliar à minha sobrevivência) . Tratamos o terreno, semeamos, regamos, vigiamos de pragas e outros bichos, cuidamos e aguardamos pelo fruto. Depois do fruto, temos de o manter e de o saber usar.

Com 32 anos tenho tido um pensamento recorrente - sinto um enorme orgulho pelos laços de afecto e de amizade que criei ao longo desta minha curta e jovem vida. Acho que tenho uma belíssima horta de amigos!!
Não são muitos, mas são todos bons. E agora cada vez melhores e mais apurados.

Nesta fotografia estou eu com uma amiga tão especial como uma belíssima couve coração da minha horta. Eu gosto muito de couves coração, são pequeninas e rijas e têm uma cor verde água muito suave. São compostas por centenas de folhas macias e brilhantes, têm a forma de um coração e são muito saborosas. Cada folha é mais suave e tenra do que a anterior.

E a amizade verdadeira é assim - a cada folha que retiramos descobrimos que a seguir vem uma ainda melhor!
A amizade vai passando as estações do ano e os anos passam sobre ela, o nevoeiro, as chuvas e às vezes as tempestades, mas se foi bem vigiada e tratada, se o terreno que se escolheu para a cultivar foi certo, ela nunca vai desaparecer.

E tal como eu penso que quando estamos velhos vivemos uma segunda vez a infância, os amigos nessa altura ainda são mais verdade e fazem mais parte da nossa fibra, daquilo que somos feitos. Nunca os esquecemos, porque são o nosso chão.

O Outono passa pela minha horta, mas os dias estão perfeitos e as minhas couves coração crescem viçosas e brilhantes!

Comentários

Anónimo disse…
Desculpa lá isto que eu venho escrever mas como já escrevi no DE e não sei se alguem leu, venho aqui neste teu blogue desabafar um bocadinho.A questão é o fenomeno chamado Saramago.É claro que Saramago é uma pessoa especial.Do local onde nasceu até ao lugar de destaque onde chegou fazem dele uma pessoa muito especial.Não sei se ser uma pessoa especial terá algum conforto.No entanto o percurso de Saramago na vida não é comum , o que faz dele quase um super-homem.Ora de quase super-homem a super-homem vai um saltinho e de super-homem a Deus deverá ser talvez um percurso mais longo mas nada que não se alcance.Ora ,há gente que diz que Saramago é um ateu preocupado com Deus.Ultimamente foi o livro do Bíblico, Caím.Após o lançamento do livro,Saramago atirou-se com unhas e dentes á Igreja, e chama á Bíblia de manual de maus tratos.Saramago está furioso com a Igreja porque não pode estar furioso com Deus porque este não existe porque se existisse já lhe tinha aparecido , isto porque os quase super-homens já gravitam em torno de Deus.Com tudo isto resta saber se depois de morto e se por acaso Saramago vier a ser contactado lá não sei onde e que lhe peçam para que ele defina como era o planeta de onde vinha , o que é que ele dirá.Muito obrigado por este bocadinho e muitos beijinhos.

Mensagens populares