Andorinhas

Não sou eu, são elas que me pedem para escrever.

Andam aqui de roda de mim, estou a ouvi-las neste mesmo instante do outro lado do vidro. Ao mesmo tempo que ouço os canários das vizinhas, a conversa do vizinho, os sons dos quintais vizinhos quando a Primavera começa a despontar.
Mas deixemo-nos de Primavera, por que ela vai teimar, e falemos antes delas - das andorinhas que me levam a escrever.
A semana passada ouvi uma pela primeira vez, ontem novamente e hoje já em bandos!

Todos os anos quando ouço as andorinhas pela primeira vez penso sempre em escrever na agenda: "enviar recibo; ligar ao José; almoço com Joana; andorinhas chegaram; anos Luís; ..."
e por aí fora.
Ouvir as andorinhas pela primeira vez no ano é como se fosse uma data de nascimento/ baptizado/ casamento/ ... é uma efeméride, que para mim, tem um enorme peso.

Adoro o som das andorinhas - acho que me estou a viciar nisso, acho que o vou gravar para ouvir durante aqueles dias sinistros de Inverno que eu tanto ando a odiar.
É um som rápido, agitado, enérgico, cheio de vida. Trazem calor com elas, trazem rasgos de voos cortados que quase nos atingem, trazem vida nos ninhos que voltam a ocupar, trazem memórias que nos faltam nos dias sempre iguais.
Anunciam uma chegada, preparam um começo.

E lá ando eu a falar da natureza e dos ciclos, das coisas redondas que eu tanto gosto, como bolos e ciclos da vida, números e assuntos que começam e se fecham em si mesmos.
As andorinhas vêm repetir os ciclos, iniciar o que deixaram no fim, preencher os ninhos redondos com ovinhos redondos. Cumprir o seu papel.

As andorinhas são compactas e organizadas - tipo um filo-fax com asas.

Gosto de agendas e gosto de andorinhas.

Comentários

Anónimo disse…
Que bom que é ouvir a tua escrita.Não tem a ver , mas é verdade sim senhor que ser poeta é ser mais alto.Viver é fácil o que é preciso é saber viver.É sim cumprir o seu papel conforme manda a natureza.Por acaso nesta altura do ano os patos e patas andam próximo do acasalamento.Andam cheios de energia, eles e elas.Lá no clube existem muitos que não querem saber de nós, pessoas,tal é a convivência.Lá para mais à frente começam a aparecer cascas de ovos e depois são os patinhos muito pequeninos atrás das mães.Penso que já te contei que cheguei a ver uma pata a dar de comer a uma cria que quase que era maior que a mãe.A gora vou acabar porque vem aí o flash.

Mensagens populares