O Largo


Há um Largo a caminho de um lugar,
numa Rua que desce,
onde não podemos parar.
Fica sempre a caminho de qualquer sítio,
numa Rua onde passam carros e poucos passos,
onde é difícil calhar.
Naquele dia, tinha assistido a um Baptizado e quando saí da Igreja, resolvi voltar a pé para casa.
Pensei que um Baptizado deve ser uma cerimónia reservada, com pouca gente, menos barulho que de costume. É uma conversa que a pessoa tem com Deus e para isso exige-se algum silêncio, alguma privacidade. Gosto da simbologia da água e da luz.
Naquela tarde, o final de dia estava Primaveril e já se sentia o cheiro do Jasmim.
Quando comecei a descer a Rua, a tal onde ninguém pára e todos passam, já sabia que ia passar por aquele Largo que sempre gostei.
Fiquei contente.
Fica em frente à Escola Superior de Dança e logo depois fica o Conservatório de Dança.
É cercado por música e por dança. E isso ainda me faz gostar mais deste Largo.
Há qualquer coisa que me atrai a este lugar. É sempre um bocadinho solitário, nunca está lá ninguém sentado naqueles bancos de jardim. Parece que guarda um resto de uma muralha da cidade e tem duas portas de cada lado da fonte, que me intrigam. Se entro por uma porta, onde vou parar? O que haverá lá para dentro? Corredores ou túneis, talvez.
E depois tem dois ciprestes de cada lado da fonte; mirros, mas estão lá!
Gosto destes lugares que me falam, que têm uma conversa comigo. Há lugares que nos falam, tal como Deus conversa connosco quando nos baptizamos, sendo crianças ou já em adultos. Estabelecemos uma ligação com Ele. Estabelecemos ligações com um lugar.
Este Largo seria um sítio bonito para um baptizado, pensei.
Nota: os versos são meus e sairam sem pensar, primeiro em prosa e depois fiz as estrofes.

Comentários

francisco disse…
desenhei esse largo tantas vezes
Anónimo disse…
E pensaste bem.Tinhas Deus ao teu lado também a pensar.....Ele esteve comigo hoje na Igreja onde fui a os dois baptizados mais sentidos da minha vida.
E, parece mentira não ter nenhuma fotografia desses instantes tão importantes em que a água marcou para sempre aquelas duas crianças! Continuam a ser minhas......mas também tu vais sentir essa alegria e o tal Deus que pensa con tigo e comigo, vai pegar na tua mão e levar-te ao tal baptizado que será ou não no largo que é teu amigo.
Anónimo disse…
Pois é.Cada um tem o seu Deus.Aquele que se disse Deus ou filho de Deus , disse sempre por palavras diferentes, que nós humanos nos devíamos amar uns aos outros.E sempre dizendo que era Deus ou filho de Deus e que nos devíamos amar uns aos outros , por isso mesmo , foi entregue aos homens que lhe tiraram a vida.Sofreu horrores por ter dito sempre a mesma coisa.Nunca voltou com a palavra atrás e sabia que o podiam matar.Quando um humano entrega a vida está a entregar tudo. Porque a única coisa que ele tinha que se lhe tirasse, era a vida.Como Deus ou filho de Deus nunca teve nada senão a vida.É esse o mistério.Por isso é que nunca se deve misturar Deus (Jesus) com a Igreja.A Igreja faz o que pode e a mais não é obrigada.Como dizia alguém , Deus no céu é servido pelos os anjos mas na terra é servido por homens e mulheres.Pois eu posso até dizer que quando Ele estava na hora da morte horrorosa terá duvidado que se iria encontrar com seu Pai , tal foi o seu sacrifício.Podemos mesmo verificar que se não fosse o fenomeno das palavras de Jesus a humanidade se calhar já não existia.Tal era o comportamento dessa mesma humanidade.Cada um tem o direito à sua opinião.Em minha opinião, a história da passagem de Jesus por este planeta é intensa e muito séria , por tudo.
Anónimo disse…
Enviei-te um comentário que nunca mais vi.Era acerca daquele fenomeno com 2.000 anos e acerca daquela morte de à 2.000 anos.Acho que devida a essa morte, ainda nascem e morrem pessoas.Se não fosse aquele "código" de conduta que Ele cá deixou , já cá não estaríamos.Vi há dias um filme bíblico já com alguns anos em que se via os gladiadores a lutarem na arena na qual se matavam uns aos outros.Pois, devido ás palavras de Cristo, havia um gladiador que poupava a vida aos seus adversários. O publico que estava sentado nas bancadas queria era que eles se matassem uns aos outros.Foi essa semente que Ele cá deixou.

Mensagens populares