O Largo
Há um Largo a caminho de um lugar,
numa Rua que desce,
onde não podemos parar.
Fica sempre a caminho de qualquer sítio,
numa Rua onde passam carros e poucos passos,
onde é difícil calhar.
Naquele dia, tinha assistido a um Baptizado e quando saí da Igreja, resolvi voltar a pé para casa.
Pensei que um Baptizado deve ser uma cerimónia reservada, com pouca gente, menos barulho que de costume. É uma conversa que a pessoa tem com Deus e para isso exige-se algum silêncio, alguma privacidade. Gosto da simbologia da água e da luz.
Naquela tarde, o final de dia estava Primaveril e já se sentia o cheiro do Jasmim.
Quando comecei a descer a Rua, a tal onde ninguém pára e todos passam, já sabia que ia passar por aquele Largo que sempre gostei.
Fiquei contente.
Fica em frente à Escola Superior de Dança e logo depois fica o Conservatório de Dança.
É cercado por música e por dança. E isso ainda me faz gostar mais deste Largo.
Há qualquer coisa que me atrai a este lugar. É sempre um bocadinho solitário, nunca está lá ninguém sentado naqueles bancos de jardim. Parece que guarda um resto de uma muralha da cidade e tem duas portas de cada lado da fonte, que me intrigam. Se entro por uma porta, onde vou parar? O que haverá lá para dentro? Corredores ou túneis, talvez.
E depois tem dois ciprestes de cada lado da fonte; mirros, mas estão lá!
Gosto destes lugares que me falam, que têm uma conversa comigo. Há lugares que nos falam, tal como Deus conversa connosco quando nos baptizamos, sendo crianças ou já em adultos. Estabelecemos uma ligação com Ele. Estabelecemos ligações com um lugar.
Este Largo seria um sítio bonito para um baptizado, pensei.
Nota: os versos são meus e sairam sem pensar, primeiro em prosa e depois fiz as estrofes.
Comentários
E, parece mentira não ter nenhuma fotografia desses instantes tão importantes em que a água marcou para sempre aquelas duas crianças! Continuam a ser minhas......mas também tu vais sentir essa alegria e o tal Deus que pensa con tigo e comigo, vai pegar na tua mão e levar-te ao tal baptizado que será ou não no largo que é teu amigo.