Feliz Dia da Família






Espreito os calendários em Pemba, daqueles tipo cabaninha que estão em cima das secretárias das repartições, bancos, finanças, etc e confirmo que no dia 25 de Dezembro vem sempre escrito: "Dia da Família".
Em Moçambique, e especialmente no Norte, onde estamos, a grande maioria da população é muçulmana ou hindu. E assim, com a Família, encontra-se a celebração perfeita. Em Família e por uma Família, que estava no Presépio.
A árvore de Natal foi comprada hoje a um miúdo em Pemba, na Praia - é feita a partir de uma lata de tomate e com papeis de rebuçados, chupa-chupas e até de um maço de tabaco! Pode ser uma jarra com flores, um embondeiro carnavalesco ou uma Árvore de Natal, claro. Cheia de cores e de luz.
O Presépio já o tínhamos comprado em Setembro, no Ibo, ao nosso amigo Emanuel, o artista do pau preto, que tem a sua Oficina na Fortaleza de São João Baptista. Está na nossa casa do Ibo, e do jardim fui buscar as folhas e a flor, feita uma estrela de Belém. Eu gostei tanto deste Presépio em que cada figura é um pedaço de pau preto esculpido a partir de uma única peça, ficando nas costas de cada um a casca da árvore que é cor da madeira, como qualquer outra.
Iremos celebrar o nosso Dia da Família no Ibo, entre amigos, entre histórias e entre memórias de uma noite e de um dia carregados de afecto.
Será sem dúvida um Natal diferente, que já o está a ser, desde estes dias que já em Lisboa antecipavam a azafama das Festas.
Aqui não há lojas cheias de gente, nem supermercados, ou carrinhos carregados de coisas; não há iluminação nas ruas, montras, decorações; não há papel de embrulho, nem sacos, nem fitas; não há cartazes publicitários, autocarros e electricos onde viaja o Pai Natal; não há Pai Natal, nem cartas.
Aqui, no dia 25 de Dezembro, há o que cada um quiser.


Comentários

Anónimo disse…
Por mais estranho que pareça foram os cristãos que transformaram o dia 25 de Dezembro numa forma de consumir um pouco mais do que o costume.A questão religiosa quase fica para 2º plano.É que ficou estabelecido que foi nessa data que nasceu aquele que disse que eramos todos iguais etc , etc.Tudo isso teve origem dentro do cristianismo.Foi nesse dia que nasceu o Salvador.Se Ele não tivesse nascido se calhar não existiamos jamais.Tudo isso pelos enormes erros cometidos.Beijos e abraços.

Mensagens populares