As primeiras chuvas

Esta noite, já na cidade de Pemba, caiu a primeira grande chuvada que veio “inaugurar” a época das chuvas na nossa Província.

A força da chuva era tão forte que fazia vento, e de um calor insuportável que já se fazia sentir há uns dias, veio uma brisa muito fresca e limpa que entrou em nossa casa e também no meu espírito.

Hoje acordei (sempre cedo) com vontade de olhar lá para fora, e tentar sentir o cheiro da terra molhada e que aquela brisa novamente me tocasse, como se não tivesse sido um sonho. O vento fresco anda pela casa, e o pó acabou. A chuva desta noite, que foi contínua durante horas, quase parecendo que alguém se tinha esquecido do duche ligado, lá em cima, fez com que tudo mudasse - o ar seco, o sol escaldante, o pó denso. O céu está de um suave acinzentado e o verde das árvores mais lustroso.

Ontem voltamos a Pemba, ao final do dia, e trazíamos no carro toda a nossa desilusão, sentada lá atrás, cabisbaixa, pensativa e melancólica – cheia de memórias e de recordações.
Quando perto da meia-noite começou a cair aquela chuva, senti que também era sobre nós que ela descia – lavando o pó, limpando a melancolia, renovando a terra e o ar.

São dias difíceis, são dias em África, mas que o Universo sempre encontra um equilíbrio para tudo. Tal como a chuva veio para começar um novo momento.

Comentários

Anónimo disse…
Vocês sabem, sempre, que se não estiverem para aturar isso podem-se pirar!! Quando quiserem vão até aí de férias.Essa é a vossa vantagem, quantos dos que aí estão não cortavam um dedo para ter 1/10 do que temos por aqui? Abraços e beijinhos
Anónimo disse…
É verdade o que diz o anónimo.Não sei quem foi.De qualquer maneira , conforme dizia o meu pai , é no mais profundo da noite que começa o dia.Gostei de te ver , estás bronzeada , e parece que se não fossem as saudades vocês estavam a passar um bom momento.Quanto ao nosso dia a dia , que vocês vêm na TV , parece-me que ainda o pior de tudo é que as estações de TV só dão más noticias , que tudo está mau.Em 9 más notícias poderá aparecer uma notícia mais ou menos. É claro que só vê TV quem quer.Abraços e beijinhos.

Mensagens populares