A minha caixa encarnada

Uma caixa encarnada. Nunca um presente de Natal teve tanto significado para mim, como uma caixa encarnada com uma chave.
É a caixa nº314.
Ontem fomos à Estação dos Correios pedir uma caixa postal (apartado), e todo o processo que começa a partir dai é um pequeno filme documentário.
Primeiro há que ter uma caixa livre que não esteja partida, sem fechadura e que tenha chave. É como encontrar um smartie cor de laranja, sem ter uma lasquinha, todo inteirinho. Neste caso é um smartie encarnado.

O sítio dos apartados, é uma parede forrada de caixinhas quadradas de 20 cm de metal encarnado, cada uma com um número e uma fechadura; do outro lado entramos num corredor onde estão os mesmo números e as prateleiras divididas com o tamanho de cada portinha, com uma profundidade de 40 cm, mais ou menos.
Ou seja, de um lado é uma porta encarnada com a fechadura, do outro vem o Sr. dos Correios e vai pondo em cada divisão as cartas.
Então do lado das prateleiras andava o Senhor a ver que caixa estava vazia, sem dono, e nós do outro lado, com umas chavinhas na mão, iamos seguindo as ordens dele. Ele batia do lado de dentro e nós do lado de fora andavamos atrás do pica-pau: "Aqui, aqui e aqui!!". Encontramos uma com chave e vazia: nº 170! Ah! não dá! é de um Padre.
Experimentamos outras chavinhas, ele ia batendo nas portinhas e nós tentavamos abrir com a chave.
Outra: nº 314. A chavinha entra, gira, mas não abre. Pintaram as caixas e a tinta colou a porta. Do outro, com uma pedra, batemos na porta e ela abriu!! Do lado de fora aparece a mão preta do Sr. e uma enorme teia de aranha acompanha a porta fechada há alguns anos. Nós aceitamos perfeitamente que a aranha fique e vá tomando conta das nossas cartas, sem as abrir antes de nós.
Que alegria! Uma caixa com chave, com porta, sem dono e pronta a ser nossa!

Mas, nem tudo é assim tão fácil... Há que se pedir o acesso à Caixa Postal, através de um Requerimento ao Chefe da Estação dos Correios de Pemba e ele tem de o aprovar. Então fiz o requerimento e fui hoje com o pedido, a uma outra Estação da Cidade, que, surpreendentemente, foi logo assinado e carimbado.
Aprovado: Caixa nº 314.

Voltamos ao local das caixinhas encarnadas e entregamos o papel. Aguardámos que fosse feita a conta e dada a entrada no Livro dos Registos das Caixas Postais, pagámos a conta, além dos 50 meticais pela chave que recebo, como se fosse uma coisa preciosa. Como se fosse um presente de Natal!

E assim, já temos uma caixinha em que podemos receber todas as maravilhas do mundo!
Eu sempre tive um grande fascínio por cartas e postais, sempre adorei escrever cartas e então recebê-las é como abrir um chocolate, desembrulhando-o do seu papel de prata.

Para quem quiser nos enviar esses "chocolates" o nosso endereço é:
Rita Saldanha
Caixa Postal nº 314
Pemba - Cabo Delgado
Moçambique

Será mais um prazer tão simples mas tão grande, ir à nossa Caixa e ver o que lá estará dentro!

Comentários

Anónimo disse…
Minha querida, o que eu preciso de ti é urgente demais para se poder enviar uma carta para a tua caixa postal: o n.º de telefone da tua empregada Paula, porque estou com problemas com empregadas domésticas... Podes responder-me como quiseres: por e-mail ou sms. Grata antecipadamente pela tua preciosa ajuda vinda de tão longe, deixo beijinhos para os dois, Rita

Mensagens populares