Quando te serves de um lugar para fugir

 





Ibo, Janeiro 2011 - o quotidiano 

Para ter a certeza que vivi aqui. Que foi este corpo que habitou aquele lugar. As coordenadas do Ibo são as minhas. 

A vida segue, sempre.

«Andar descalça em casa e na rua, acordar com o nascer do dia e sentir o pôr do sol, molhar-me e salgar-me com a água do mar, sem pensar se fico com frio, ou se estraga a roupa, dormir de janelas abertas, ouvir os pássaros e os cabritos na rua, descobrir todos os dias novos pássaros e novos cabritos, ouvir vozes de crianças, de mulheres a cantar e de gente (nunca de carros, buzinas, trânsito), tomar um banho ao final do dia e pôr uma roupa fresca, viver numa ilha, comer caranguejo que veio do mangal, andar pela estrada de terra, passar pelas aldeias, cheirar as magnólias, lavar a roupa de manhã e ficar seca logo depois, não sentir o tempo a passar, nem os dias, ou as semanas, não ter saudades…»

«… as ligações são sempre tão más, e aqui, no Ibo, não tenho acesso à internet em casa. Tenho de subir ao ponto mais alto da Ilha, ao Fortim de Santo António, construído em 1818, para vos falar. O que até seria divertido estar lá no alto a falar com vocês. Mas aqui são mais duas horas e à hora a que vocês se juntam, estou já eu no 7º sono. Além de que as melgas e a malária toda estariam alerta a uma presa fácil como eu, perdida pela escrita no alto do fortim».

- - -


Para escrever convém continuar a ser criança nalgum lugar de nós próprios. Sabemos que dentro de nós somos muitos. 

Escrever é flutuar no vazio.

Rosa Montero, A Louca da Casa 



(Eu sou uma Antologia - 136 autores fictícios, Fernando Pessoa)


Comentários

Mensagens populares