Domingo


O Domingo é o único dia de semana que é um nome próprio (no plural): Domingos.

O Domingo é um dia complicado de se explicar. Desde que moro no centro da cidade que os domingos se tornaram piores...
Acabei de vir da rua, onde fui passear o Flash. Vazia. Há uma certa nostalgia. Muito suspiro.



Mais uma semana que passou a uma velocidade obscena, mais outra que está à espreita. As pessoas ao domingo deviam ter um sítio, tipo loja do cidadão, onde pudessem escolher o que fazer ao raio do dia, sentando-se numa cadeira e recebendo a opção escolhida por uma palhinha ou mesmo dentro de saco de soro fisiológico (um bocado futurista, é certo); do género:
Piso 0 - ir à missa; visitar os Avós e as Tias velhinhas; almoçar com os Pais; escovar o cão...
Piso 1 - ver episódios seguidos do Lost ; ler um livro inteiro; comer restos; dobrar meias e cuecas; andar o dia todo de pijama...
Piso2 - passar o dia a pensar que é Domingo; chorar porque é Domingo; enfiar-se num Centro Comercial e continuar a chorar.

O Domingo tem esta característica: é sempre igual em qualquer ponto da terra. Em qualquer casa do mundo. Eu evito sempre passar um Domingo quando estou a viajar, principalmente nas cidades. É uma tristeza pegada.

Parece-me que nada acontece ao Domingo. Nunca tomei grandes decisões num Domingo, nunca recebi boas ou más notícias num Domingo. Nunca fiz uma grande compra num Domingo. Eu própria nasci numa 4ªfeira.

O Domingo é assim uma espécie de "mal necessário" - temos todos que passar por ele, apesar de não adiantar grande coisa ao fim de semana, que devia ser 6ª e sábado e não sábado e domingo.

Nunca gostei de Domingos (os dias).

Comentários

Anónimo disse…
Mas apesar de tudo, o Domingo pra mim é acima de tudo, o dia do Senhor!

Visto-me sempre com mais cuidado, talvez porque vá à casa d'Ele mas é sinal de respeito.
Também arranjo sempre um almocinho melhorado, com um docito para sobremesa...sei lá apesar de já não sentir esse sufoco dos domingos (já não há dias de trabalho» gosto da paz do Domingo.

Ao contrário da 2ª feira que ás vezes v~custa a engrenar «bloody monday»!
Anónimo disse…
É , para mim a 2ªFeira tambem é pior.Já ouvi uma estatística que diz que o dia em que as pessoas mais vão aos hospitais e logo pela manhã é à 2ª feira.E à segunda feira tambem é o dia que , por exemplo , mais pessoas vão de manhã para Lisboa.E os dias em que as pessoas menos vão a Lisboa , é á sexta feira.
Anónimo disse…
A estatistisca das pessoas irem menos para Lisboa na 6ª feira deve ter como amostra o nº de carros que entram em LX, e isso na minha opinião que vale o que vale, deve ser por já não terem daquilo que serve para comprar gasolina. Problemas periféricos!!!!! se fizerem uma estatistica com base nas pessoas que estão nas carreiras das camionetas, comboios, barcos, e sei lá mais como é que se movimentam( até parece que andam com outros nos carros)aí deve ser o dia de " pico". 2º feira há mais carros porque no fim de semana ficaram em casa a tratar da lida e podem comprar "benzina".

Valha-nos Nossa Senhora...isto em Agosto e ao fim de semana está tão bom, com a malta da city!

Mensagens populares