Há 164 anos...

No dia 25 de Novembro de 1845 nascia José Maria Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, filho de mãe solteira adolescente de Viana do Castelo e de um magistrado de Ponte de Lima.
Esteve em planos de ir parar à "roda", acabando por ir para os cuidados de uma ama que o amamentava.
É baptizado em Vila do Conde, filho de pai conhecido e de mãe incógnita.
Os Pais acabam por casar, quando Eça já tinha 4 anos, regularizando a sua "situação", mas continua a viver em casa da ama em Vila do Conde.
A Mãe, Carolina Augusta, não o quis buscar, mesmo depois de ter legitimado o filho. Dizia-se ter feitio violento.
Quando Eça faz 5 anos a ama morre, passando a viver com os avós paternos em Verdemilho. Era um menino sozinho.
Tinha pais, meios irmãos, mas viveu e cresceu com os avós.
Acabou para ir para o Porto estudar e mesmo tendo lá os pais a viver, ficou em casa de uns Tios. A Universidade fê-la em Coimbra, tirando o curso de Direito.

Nunca quis que escrevessem a sua biografia, afirmando: "Um homem de letras que não escreve memórias tem realmente direito a que os outros lhas não escrevam."

Viveu em Havana, Inglaterra acabando por morrer em Paris, enquanto consûl de Portugal. Casou com Emília de Castro e teve 4 filhos.

O resto já se sabe. O maior escritor e romancista português, símbolo do realismo.
O meu herói da escrita.

Um filho indesejado, mais do que qualquer outra coisa. Nunca aceite pelos pais, uma Mãe que o marcou imenso, fisicamente fraco e pouco bonito e de uma vida interior recheada de diálogos e de descrições.

O que o sofrer nos faz a escrever.




Comentários

Anónimo disse…
Pois é ,vocês os criativos os que inventam histórias lá sabem.Deve ser bom inventar assim uma história que está cheia de assuntos , para alem dos milhares de assuntos que todos os dias envolvem as pessoas.Assuntos emoções e eteceteras.

Mensagens populares