Vida de personagens: José Ecfrásio

Fiz "nascer" o José Ecfrásio há mais de um ano e nunca mais o vi. Era um homem que vivia numa meia dúzia de linhas de uma biografia imaginária. Era um ribatejano com ares de louco, morreu na noite de passagem de ano do séc. 19 para o séc. 20 em Lisboa. Viveu em Salamanca. Tinha 30 e poucos anos.

Há alguns dias dei por mim a pensar nele. Tenho escrito a pensar no José Ecfrásio e agora até recebo comentários vindos de Salamanca.

As personagens nascem dentro de nós, mas depois têm vida própria. Seguem o seu caminho e a sua vida. Depois, quando entendem, voltam a nós. Mas é só de passagem, porque elas não são verdadeiramente nossas. Nunca foram.

Mas ele é parte de mim. Ele tem coisas minhas. Um sofrer escondido, uma obsessão, uma busca incessante pela moeda. Um cumprimento do seu dever. E depois o amor. O amor que o interrompe e o deixa perdido, afogado no meio do rio.

José Ecfrásio tinha em si, quando nasceu, uma missão, uma partícula divina que o distinguia dos outros. Tinha a mania da superstição e hoje é 6ªfeira-13, e eu escrevo sobre ele - só reparei nisso agora, a meio do texto.
Quando estava na barriga da Mãe houve trovoada e dizia-se que os bebés ficavam com os raios dentro deles. E por isso José Ecfrásio não podia tirar os pés do chão, para estar em ligação à terra. Só os tirou para mergulhar e ir ter com Eva. O seu único amor. Ele só teve um amor e morreu por ele.

Voltei a encontrá-lo. Voltei a encontrar-me.

Comentários

Anónimo disse…
Parece que tens no Ecfrásio um verdadeiro amigo.Nunca o abandones pois nunca se sabe se um dia virás a necessitar da sua ajuda.Parece que aqueles que escrevem ficam com essa escrita como se fosse um universo que faz parte integrante do autor.Essa é uma das verdadeiras grandezas dos homens e das mulheres.Penso eu de que.Biba o puârto.
Anónimo disse…
Tenho que pedir desculpa mas existe entre os portugueses uma personagem para a qual chamo a atenção.José Socrates.Acompanham esta chamada de atenção várias palavras com definição de dicionário, a saber.1ºMarasmo- Apatia,Indiferença por tudo,Melancolia.2ºFalta de Acção-Inercia , Indolência, frouxidão de caracter.3ºAuto-Estima-Apreço ou valorização que uma pessoa confere si própria permitindo-lhe ter confiança nos seus actos e nos seus pensamentos.4ºSismo - Libertação súbita de energia que provoca movimentos de superfície terrestre.Do marasmo, da falta de acção e da falta de auto-estima que existia neste país na educação na saúde e na justiça , quando há 4 anos José Socrates tomou o poder com maioria absoluta.Os professores nunca mais vão esquecer o que de repente aconteceu, serem devidamente avaliados.Os médicos , enfermeiros etc, nunca pensaram que poderia haver tanta alteração.Com a justiça só agora se está a conseguir fazer alguma coisa.Foram 4 anos Sismicos que fizeram com que o país se alterasse para bem do todos os portugueses.É sabido que as populações são avessas a reformas , pois temem perder direitos.Não me lembro de haver tantas reformas , sem falar do processo revolucionário.Quando me falam em erros cometidos lembro-me de Deus que construiu o universo em seis dias e de certeza à pressa para poder descansar ao 6º dia.Que se saiba nunca mais voltou a trabalhar.É o que dizem , que o universo está cheio de erros e de injustiças. Mas mais interessante é ainda o facto de que quando há pouco tempo vieram as eleições José Socrates ficou bem com maioria relativa depois de 4 anos durante os quais era criticado todos os dias.O povo votou nele.O povo até votou em políticos que estão condenados à prisão por corrupção.Quem é que não comete erros??

Mensagens populares