Pontos Fracos. #5 Coisas Doces

Nº 5 - É coisa para estar a meio da tabela.

Não percebo, mas o raio da fotografia dos macarrons fica abaixo do texto. As coisas doces não são um ponto fraco. São um ponto.

Tipo ponto pérola para fazer ovos moles, para depois rechear um belo pão-de-ló. Ou então para caramelizar umas amêndoas e fazer praliné, para o gelado ou simplesmente para comer tipo nougat.

Uns petit gateaux de chocolate calham bem com gelado de nata, mas também com uma calda de frutos vermelhos - vulgo coulis.
Os macarrons comem-se de todas as cores, até chegar a um arco-íris interior.

Se pudesse tinha sido veterinária, mas acho que mais depressa vou estudar alta pastelaria (como a Leonor do "Flagrante Delícia" - nos links lá em baixo) para uma alta escola. Aprender a subtileza de operar no açúcar e manipular chocolate.
Mas não pode ser.
Comia metade dos ingredientes, lambia as tigelas todas, metia os dedos dentro dos tachos ao lume a fazer banho-maria, queimava-me a trincar amêndoas torradas e a provar bolos a escaldar saídos do forno. Era uma desgraça.
Então, compro a Confeitaria Nacional (não está a venda, mas eu compro) e meto-me na cozinha a despachar eclaires de baunilha e bolinhos secos sortidos.

No meio da cozinha. No meio da fábrica do açúcar.

Perto de casa dos meus Pais havia uma fábrica de bolos. E nós, miúdos que andavam a tarde toda a brincar na rua, juntavamos os escudos para ir comprar "bolos partidos" - eram aqueles que tinham defeito, coitados. Eu tinha a permissão de entrar na cozinha e estar no meio de batedeiras gigantes.

O Faruca e o Piloto (dois cães rafeiros) guardavam a fábrica e eram nossos amigos - brincavam connosco!

Veterinária, definitivamente - não tenho vontade de comer o Faruca, mas já me estou a salivar pela memória do cheiro do saco dos bolos partidos.






Comentários

Anónimo disse…
Pois é parece-me que herdaste este apetite pelo doce de uma pessoa que eu cá sei!
Mas se não te faz mal à saúde ...why not? ...é porque o teu organismo precisa.
Quanto ao curso até concordo só que deve dar imenso trabalho mas educava-se assim a nossa gente.
Anónimo disse…
Tá , mas ou te fazes esquecida ou não queres falar da tua amiga cuja mãe era dona de uma pastelaria conceituada de Cascais e de quem tu tinhas muita inveja."Então não é que a mãe da minha amiga tal é a dona da pastelaria tal!!!! já viram que a minha amiga pode dispor durante todo o dia de uma quantidade de bolos , todos os dias???? Eu acho que tu te lembras.

Mensagens populares