Bolo Familiar

Em jeito de conclusão, de fim de mês de Maio, o mês da nostalgia e dos suspiros profundos (podem ser também os outros, de açúcar), o Bolo de Arroz torna-se Familiar.

Isto da Família é coisa complicada de se explicar.
Sem lamechices, nem saudosismo exacerbado, uma Família é coisa altamente complexa. Não sei quem pensou nisso para os homens, porque os animais crescem e vivem em comunidades alargadas, não em agregados fechados. E, normalmente, quando deixam de ser crias pequenas, vão às suas vidas.

Nós, os homens, vivemos aflitos em construir agregados.
Quando ainda não nos conhecemos a nós próprios a questão é: quando começas a namorar?; quando namoramos já dizem: quando casas?; casamos e a pergunta óbvia é: quando têm filhos?.
Ou seja, somos animais autênticos em algumas destas atitudes, principalmente na angústia da não-reprodução, que nos faz tornar uns bichos marginalizados, e depois sobrepomos a "condição" da Família.

As Famílias são, para mim que já penso nisto há algum tempo, talvez dos núcleos mais complexos e estranhos de se analisar. São altamente heterogéneas, feitas de pessoas totalmente diferentes, homens e mulheres que representam vivências e passados completamente distintos.
Mas que são uma Família.

Um dia li um artigo que dizia algo semelhante a isto: os Pais não têm de ser os melhores amigos dos filhos, nem devem ser. Os Pais devem ter toda a amizade que vem do amor que sentem pelos filhos, mas isso não os deve confundir nos seus papéis.
Ou seja, existem papéis. Só isto baralha tudo, porque ninguém nos diz que papel é esse e onde se aprende.

Qual é o papel do Pai e da Mãe? E dos Filhos? Sim, porque também lhes arranjaram um papel, mas ninguém sabe onde se aprende. E depois os Filhos tornam-se Pais.
E então os Filhos-Pais têm de provar que sabem desempenhar o novo papel, que 9 meses antes era só o de Filhos.

Hum, complicado, não é? Eu disse.

Na essência, eu acho que um Pai é um Filho e será sempre um Filho. Mesmo já sendo Avô, nunca deixou de ser Filho, porque foi esse o primeiro papel que desempenhou e é daí que parte a sua vida.
Podemos partir daqui e entender melhor o que é uma Família. Porque na essência temos de viver em Família. Melhor ou pior, boa ou má, é a nossa Família e é dela que partimos para a vida.

A solidão não é coisa dos homens. Nem dos bichos.


Ps. Nesta foto, com cerca de 30 anos, está a minha Mãe, o meu irmão (3 anos mais velho), o meu Pai e eu ao colo dele. Vê-se, pelas mãos do meu Pai, o simpático perímetro da minha cintura...!

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns por pertenceres a esta FAMÍLIA tamanho XL e pelo grande valor que lhe dás.

Mensagens populares