J'aime Paris au mois de mai...

Estamos num novo mês. O mês de Maio.

O povo diz-lhe o mês de Maria. O Borda de Água põe-se a enxertar damasqueiros, amendoeiras, cidreiras e laranjeiras.

Para mim, Maio é o mês da saudade. Estamos quase a meio do ano. Temos meio ano novo pela frente. O tempo convida à nostalgia, as noites mais mornas, as manhãs frescas em que a roupa vai-se despindo ao longo do dia. Lembro-me que na Escola já cheirava a férias, faltava pouco mais de um mês. Arrumam-se as camisolas grossas e os blusões. Tiramos os vestidos e as t-shirts para fora. Embrulhamos os cobertores e retiramos as mantas da cama.
Aparecem as borboletas. O feno é feito de ar fino. Os dias são compridos e iluminados.
Pegamos no saco da praia cheio de areia do ano anterior, as toalhas escondidas ao fundo do armário, o chapéu encartilhado do salitre.

Fazemos planos para o resto do ano, em jeito de balanço. Fica-se mais nostálgico, mais doce e apaixonado pela vida. Sempre vale a pena tudo. Como diria o poeta.
Para mim, Maio é o mês de Paris. Porque a minha Mãe sempre o disse.
E porque Paris é a cidade da saudade.

Comentários

Anónimo disse…
Pois é!

Maio é também o mês do apaixonados e do «muguet», aquela florzinha selvagem que aparece nas montanhas de França ou da Suiça...

Tão delicada que as senhoras elegantes da nossa terra as usavam em raminhos artificiais!

Concordo com nostalgia...mas tudo vale a pena nesta vida....porque, como diz alguém que tu conheces bem, não é que a vida seja curta, o que ela é é estreita.

Mensagens populares