Ser emigrante.

Podia ser este o início de mais uma canção do Dino Meira, ou do Tony Carreira... mas não! É esta coisa de estarmos longe do nosso País e depois ter saudades do cheiro das pataniscas com arroz de feijão, do escape dos autocarros da Carris a subir a Rua do Alecrim, da conversinha sem rumo que pode durar horas a fio com o empregado do café, de pisar pedras da calçada, de beber a bica, de passar pelo Rossio e subir ao Marquês de Pombal, de apanhar o Metro até aos Cais do Sodré e depois o comboio até Cascais, de ir à terra (Cascais) e estar com a família na terra, de não precisar de nada, nem de ninguém para chegar onde quero, de conhecer tantos cantinhos do meu Pais e de um orgulho muito à Dino Meira de ser portuguesa! Não sei de onde isto veio, esta coisa de, porque estou longe, enamorar-me perdidamente pelo meu País, acha-lo pequenino e perfeito, que os tugas são os maiores, que tenho tanto orgulho de ser tuga que só tenho pena de não parecer (fisicamente) mais tuga... aqui pensam que sou sul africana, o tempo todo. E eu sofro com isso, fico triste, quero ser portuguesa por dentro e por fora! Este meu êxtase tuga-emigrítico-agudo, só eu é que o sinto, porque o meu Principe, ele cheio de referências físicas tugalenses, até já mais a puxar para o argelino, acha que estou a delirar e que deve ser do calor e da humidade africana que isto se passa comigo. Não sei, não sei! Sinto-me como o Camões agarrado aos Lusíadas, pronto a morrer pela Pátria! E qual Almada Negreiros, faço um Manifesto anti-cinzentismo: Basta Pum Basta! Chega de pessimismo! Pim! Portugal é bom! Não é pela política, pelo FMI e pela economia que vale o nosso País! Portugal vale daquilo que é feito! Basta! Ser emigrante, foi coisa que nunca imaginei na minha vida, é engraçado pois agora penso que parte da história da minha família, pela costela do meu Pai, "Rugeroni", começou por um Gibraltino, José Garcia Rugeroni, que resolveu emigrar para a Europa. Na passagem por Lisboa, a caminho do seu destino, resolveu ficar por lá e casou com uma senhora portuguesa. Tiveram três filhos, dois rapazes e uma rapariga - a minha Avó paterna. E mais curioso é pensar que também esse meu bisavó emigrante se envolveu no turismo e fez um Hotel mítico em Lisboa, cheio de glamour e charme, o Hotel Aviz. Fê-lo comprando a casa ao seu sogro, Pai da sua mulher, e naquele Palacete construiu um sonho demasiado efémero. Esse sogro, José Joaquim da Silva Graça, foi um dos fundadores do Jornal "O Século", e eu quando tirei o curso de jornalismo nunca tinha alguma vez pensado sobre isso... Gosto destes rumos que se cruzam e quase se repetem na vida uns dos outros, como aqui as crianças andam às costas das suas Mães, e as suas Mães estiveram nas costas das Avós, e assim sucessivamente... Gosto de ser emigrante e gosto do meu País (malgré tout...) Pim!

Comentários

Anónimo disse…
Bom , muito bom , talvez fantástico.Estou muito emocionado.Assim vale a pena viver.Assim talvez eu consiga ficar com mais animo para poder ultrapassar este momento , tão fantástico , tão difícil , tão estranho , tão profundo , tão perigoso etc.Refiro-me ao nosso País.Por isso tudo e pelo teu raciocínio , o qual está muito perto de mim , porque és minha descendente , sinto-me aliviado e mais seguro.Em tempos , antes de casar, tinha a mania que me havia de ir embora deste país por tão pouco interessante que era , depois as coisas mudaram.Penso que sabes que as fugas de Eça de Queiroz para fora do país foram muitas, não só porque era um diplomata , mas tambem porque não aguentava a forma de vida neste nosso país, e enquanto estava fora estava sempre a escrever acerca deste nosso Portugal.Como já disse estou emocionado e tenho muita coisa para te dizer mas acho que o melhor que eu posso fazer é estar sempre à espera das tuas prosas que me fazem bem à "cabeça".Sou muito orgulhoso dos meus filhos.

Mensagens populares