Dia do Pai




Acredito que tudo aquilo que os Pais (progenitores) proporcionam aos seus filhos ver, sentir ou ouvir, um dia mais tarde, dali a muitos anos, eles irão de alguma forma "retribuir" e agradecer.
Em determinada altura, o meu Pai ouvia muito este Concerto (Rachmaninov Piano Concerts nº. 1 & 2) em casa. Tantas vezes que às tantas andava tudo a resmungar: “Já chega! Não sabe ouvir outra coisa!”
O meu irmão, a minha Mãe e eu refilando pela casa e o meu Pai com a aparelhagem no máximo.
Vinte e muitos anos depois, sei que o melhor presente que lhe posso dar é dizer que agora, no meu Ipod, toca este exacto Concerto (tocado pelo majestoso Zimerman), ouvindo-o quase todos os dias. Com o meu irmão sei que se passa a mesma coisa. E tudo graças à sua insistência em nos fazer ouvir boa música, mesmo quando todos resmungavam.
E do seu prazer pela arte, pela estética e pela discussão das ideias, nunca se tendo esquecido de nós (filhos) na partilha desses gostos.
Obrigada Pai!

Comentários

Anónimo disse…
Pois .... existem vários universos à nossa volta e a maioria desses universos que nos rodeiam nós não os conhecemos.O meu pai tambem me deu a conhecer alguns desses universos , como tal o universo da musica.Existem pessoas que mesmo sem ensinamentos de arte , por qualquer razão ,vão ao encontro de uma determinada arte como por exemplo a escrita.E assim vai-de andando durante a nossa vida de universo em universo.É bonito o conhecimento.
Recebi um grande presente e é claro que o vou ouvir mais não sei quantas vezes porque não me canso de o ouvir.Mas o mais extraordinário é como é que tudo isto foi construído por uma pessoa , etc.Muito obrigado.
Anónimo disse…
Pois...existem vários universos à nossa volta e a maioria desses universos nós não os conhecemos.O meu pai tambem me deu a conhecer alguns desses universos nomeadamente a musica que ele ouvia com a aparelhegem no máximo.
Existem outros universos que nos despertam mesmo sem ensinamento que é por exemplo a escrita, que tu conheces tão bem.E assim vamos na nossa vida de universo em universo.É bonito o conhecimento.
Recebi um grande presente e é claro que o vou ouvir mais uma data de vezes , que nunca me canso.Mas o mais extraordinário é como toda esta musica foi concebida por uma pessoa , etc.Muito obrigado.
João disse…
Confirmo que está no meu MP3 juntamente com o nº3.... e ouvi-lo leva-me de volta a essa vida familiar feita a quatro...
É o poder que a música tem de ser mais do que apenas som e "recriar" a realidade guardando memórias eternas...
E é ao meu pai que devo a descoberta dessa porta mágica que é a música.
Obrigado.

Mensagens populares