Foi há um ano...

Faz hoje um ano que pûs os meus pézinhos em Moçambique, trazendo na bagagem a crença e a certeza de que iriamos "mudar de vida".
Largar tudo, vender tudo e ir para uma ilha deserta no meio do Oceano Índico.
Fizemos. E hoje, um ano depois, estamos no mesmo sítio a preparar o regresso a casa. Afinal já sei onde fica a minha casa, afinal já sei onde pertenço, afinal precisei de uma distância de 9.000 kms para ver aquilo que sempre esteve ao meu lado.
Eu mudei literalmente de vida. Em todos os sentidos. E agora vou voltar ao que era.
Não vou voltar completamente, porque eu não sou, nem posso ser, a mesma pessoa que aqui chegou há 1 ano.
Tudo é colocado agora em perspectiva, tudo se tornou muito relativo para mim.
O que realmente faz falta? A água. Pode-se viver sem luz e sem comunicações, mas sem água é muito complicado. Quando aqui ficamos sem água é sempre o pior; a luz, acendemos umas velas, o telemóvel e a net, espera-se, não há nada a fazer.
A chuva é a maior benção da terra, e os animais são os seus verdadeiros e legítimos habitantes.
Moçambique e África é um autêntico mistério, um encanto e quase um feitiço para quem se deixa levar por este pó cor de sangue, este vento cru, por embondeiros jurássicos cor de prata e um mar rico em seres únicos, como baleias, tartarugas e raias gigantes.
Neste momento, pouco longe daqui, em Mocimboa da Praia, está a terceira maior concentração de furos de petróleo no mar. Descobriram o suficiente para se ficarem por aqui nos próximos 25 anos a extrair o ouro negro.
Pois o futuro é fácil de imaginar. Quem quer conhecer esta terra maravilhosa é altura certa de o fazer.
África é um encanto, qualquer coisa que a quem por cá passa, marca. Por dentro.
Nunca me esquecerei de uma senhora que me disse: "África não se gosta, aprende-se a gostar."
E digo ainda que para mudar de vida não é preciso viver numa ilha deserta. Descobri que existem várias, dentro de nós. É só uma questão de optarmos por visitá-las.

Comentários

Anónimo disse…
Que tragas um pouco de tudo isso para me contares num fim de tarde sereno na Vista Alegre!

Sinto que não vou ter tempo para conhecer essa beleza especial...paciência!
Anónimo disse…
É bom viver e sentir, e ter o que contar - triste aquele que pouco vive, pois pouco sentirá, e nada contará...
Oishii disse…
Gosto da forma como escreves.
Parabéns pelo blogue!

Mensagens populares