My name is Saldanha!


















Uma vez em Lisboa, no Saldanha Residence (Galerias Comerciais), ao fazer um pagamento com o multibanco, a menina da loja muito contente notou: - Ah, que giro! Rita Saldanha! E está no Saldanha! E eu, apesar de ter sorrido, não achei assim lá grande piada, mas a menina foi espirituosa e simpática.

Além de não gostar de centros comerciais, acho que é bem mais divertido a estação do metro, ou mesmo o autocarro amarelo da Carris, escrito "Saldanha" em letras garrafais!


Mas por estes dias de viagem na África do Sul, deu-se um fenómeno verdadeiramente egocêntrico e narcisista na minha vida. Fui (propositadamente) conhecer uma terra, a 170 km de Cape Town, de seu nome Saldanha Bay com a cidade baptizada com o mesmo nome.

Foi em 1503, que o navegador António de Saldanha, por ali passou, com uma frota de caravelas, e descobriu este Porto natural (o maior e melhor da costa oeste Sul-Africana), que é hoje essencialmente um centro de pesca e indústria de peixe! Foi bem divertido andar atrás das placas a tirar fotografias! Havia funerárias, oficinas, escolas, ginásios e supermercados!


Desta vez fui eu que disse à menina do Restaurante onde almoçamos: - My name is Rita Saldanha, and I'm in Saldanha Bay!


Ela sorriu...

Comentários

Anónimo disse…
É a universalidade da palavra! E das emoções e dos sentimentos que nos tornam simplesmente humanos.
joão disse…
Memorável!!!
Adoro as fotos dos anúncios!!
Até te vou pedir os originais...dá um quadro interessante!!
O nome saldanha também é de familia, na Africa do Sul?
Somos cidadãos do mundo e acho que eu e tu partilhamos esse gosto por conhecer terras distantes e guardar memórias de universos paralelos.
Grande beijinho e até já...
Anónimo disse…
GOD BLESS MY 3 SALDANHAS!

Mensagens populares