this is Africa...


"Never, never, and never again shall it be that this beautiful land will experience the oppression of one by another."
Nelson Mandela
 
África do Sul foi das viagens que mais gostei.
Pelo inesperado, pelo improviso, pela surpresa de conhecer um País carregado de referências históricas portuguesas e pelo Nelson Mandela.
Nunca até então me tinha apercebido da luta deste homem, que quase parece desumana aos olhos daquilo que eu imagino ser África naquele tempo.
Se ainda nos dias de hoje a tensão branco/ preto (e não é negro, é preto, eles próprios dizem que são pretos e nós somos brancos, ok?) é tão patente em algumas cidades como Joanesburgo, o que seria há vinte e muitos anos atrás andar a lutar por um ideal utópico.
Porque apesar da sua presença de espírito e existência tranquila, Nelson Mandela sabia de certeza que nada é mais obviamente incomodante do que a relação entre as cores naquele País.
Eu senti, apesar de andar feita turista durante duas semanas, o que era a separação, principalmente porque vinha de Moçambique, onde tudo é muito naturalmente misturado.
Lá não é assim.
Nunca foi, algum dia será?
Este homem é de uma dimensão superior e só vejo imagens dele a sorrir, sempre a sorrir.
E aqui estou eu com a sua estátua, em homenagem ao Prémio Nobel da Paz em 1993, em Cape Town.
(para se compreender a dimensão do sério conflito, só neste País houve 4 nobeis da Paz... tal é o esforço e a dedicação a que a causa obriga) 
  

Comentários

Mensagens populares