Conversas do Divã #5


A Perfeição.

O que é uma coisa perfeita? Uma saia bem cosida, um quadro bem pintado, um tempero no ponto, uma música bem tocada. Mas quem diz o que é bem, bonito e no ponto?
Ora bolas!
O que é a perfeição, onde se define, onde está a regra, quem diz que é, uma régua, uma balança, um metro?
A perfeição, na minha perspectiva, estaria sempre em primeiro lugar na arte. Pensei sobre isto uns dias, mas depois cheguei à conclusão que isso é subjectivo, o bastante para eu dizer que afinal já não é.
As minhas certezas são minhas, não são as do mundo.
A perfeição estaria então em padrões universais, coisas que são do domínio do mundo, ex: não mates que isso é mau. Mas mata-se na mesma, e vai daí, no domínio da ética e do bom senso também é uma gaita encontrar a perfeição.
Esgravatei, procurei e ao fim de ter estado a pensar nisto durante uns tempos encontrei a perfeição na natureza!
A natureza. A vil, má e agressiva natureza, cruel e crua selva da vida selvagem.
Ela entende-se em si própria, orienta-se, sempre o fez. Sendo que apenas a presença do Homem a fez desiquilibrar-se, pois durante milénios não fomos precisos para nada.
Ela é, para mim, a aproximação do perfeito. Com todas as imperfeições que tem, com toda a crueldade que dá ver uma leoa a comer um gnu acabado de nascer no meio da Savana, ou uma orca a abrir a boca e engolir três focas bebés que apanhavam um solinho na rocha. É assim, sempre foi.
A perfeição aproxima-se assim de uma quase auto-gestão organizada e contínua, cíclica e compassada. Com todos os tsunamis e terramotos, porque todos eles já tinham sido escritos no centro da terra há biliões de anos atrás.
A relação entre Homem e natureza é o desafio constante à perfeição, tentanto mater-se naquele limbo de forças e de capacidades superiores. Que para mim, será sempre a segunda que vence.
Mas também é verdade que é graças ao Homem que hoje temos um conhecimento e um contacto com a vida selvagem como nunca existiu. As séries primorosas da BBC Earth reclamam para si o espéctaculo e a quase perfeição da captação de imagens e do desenvolvimento de projectos únicos, nunca vistos na História da humanidade, como o recente documentário sobre os tigres selvagens no Butão.
Cada vez mais estes programas são mensagens de esperança na terra, de que o Homem é capaz do mal, mas também é nele que está a fonte do bem. Sabendo viver com a sua própria sombra, o Homem, assim como uma árvore milenar, é uma fonte de sabedoria e é dele, e da sua relação com a natureza, que podem resultar coisas perfeitas.
Coisas ao nível do milagre.

E já agora: porquê a imagem dos três macacos?
Além de vir a propósito do tema, parece que o Bolo de Arroz está num projecto bem divertido com as Três Macacas do Sotão!
Novidades para breve, estamos em pulgas!

Comentários

Anónimo disse…
Eu vou ter que sair daqui mas volto já , porque o assunto é do melhor.
Anónimo disse…
Já estou de volta.A minha opinião é que quem procurar desmesuradamente a perfeição pode cair e cair muito , como tal, cuidado.É a minha microscópica opinião.Mas a mim o que mais mexe comigo é saber que pela primeira vez na história da humanidade o homem tem a possibilidade de se destruir.Bastam algumas , poucas, duas ou três bombas daquelas à séria e vai tudo de asa , e lá se vai a perfeição o conhecimento o amor etc etc.Ás vezes parece que tudo isto foi por acaso.Há quem diga , por exemplo , que se Cristo cá não tivesse estado , a humanidade já tinha desaparecido.Mas o que mexe muito comigo é a foto dos macacos a fazerem uma fantástica reportagem.Enfim , coisas lindas.
Anónimo disse…
Não esquecer que neste momento existem alguns milhares de bombas atómicas neste planeta e prontas a sair.Dá para rir.
Anónimo disse…
Olha.Estive a ver na internete como vai ser a chegada da sonda da Nasa a Marte no dia 5 de Agosto que irá depositar um veiculo naquele planeta.O veiculo tem o nome de Curiosity.Alguns cientistas e técnicos deram explicações , e o desenho animado de tudo aquilo esta muito bem feito.Marte estará a cerca de 14 minutos-luz de distancia da terra.As comunicações rádio demoram 14 minutos a chegar à terra.Será que vale a pena tanto conhecimento?
vai ver o sótão, chegou a tua vez...

Mensagens populares