Árvores


A minha Mãe, que adora árvores, disse-me um dia que não haveria gesto mais bonito do que plantar uma árvore. Não pela realização da pessoa em si, mas pelo sinal de altruísmo que era plantar uma árvore. Quem planta uma árvore, escolhe os outros para a verem e contemplarem.
São precisos anos e anos para que uma árvore seja aquilo que ela é. Mas ela só é o que é hoje, porque alguém a plantou há muito tempo atrás.

Quando passo num eucalipto gigante e velho, nos jacarandás em flor ou num enorme cipreste, digo sempre, dentro de mim, "obrigado". Obrigado a quem plantou aquela árvore, que já se passaram anos e em algumas, séculos. Essa pessoa já cá não está, nem os filhos ou mesmo os netos. Mas a árvore ficou. De pé.

As árvores são torres de silêncio carregadas de vida. São firmes mistérios vincados no chão.
Gosto de todas, mas a minha árvore preferida é o cipreste. Os ciprestes do Van Gogh, gordos e corpulentos, carregados de luz e de cor. Os ciprestes dos cemitérios, misteriosos e ocultos. Os ciprestes no campo, estacas que marcam as terras e de noite levam o nosso olhar para o céu estrelado.

Obrigado, Mãe!

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns às Ritas(mãe e filha)!
As árvores também são uma das minhas paixões! Adoro quando as suas folhas mexem com o vento e se ouve aquele barulhinho suave e sinfónico. Lembro-me de em miúda ir no carro, já enjoada das curvas e contracurvas das nossas grandes estradas nacionais, a caminho da nossa casa na aldeia de João Pires, na Beira-Baixa e de olhar para um caminho alinhado de árvores corpulentas que balançavam ao som da brisa. Lembro-me dos dias na chamusca (Lembras-te Ritinha?!!!) em que os enormes Choupos davam-nos frescura nos dias escaldantes do verão.
Se um dia que se sentirem tristes ou sós, agarrem-se com força ao tronco de uma árvore e pensem nas coisas más que querem deixar de sentir... a árvore ficará com elas e as libertará nas suas folhas quando o outono chegar!
Unknown disse…
Querida filha

Pois é ...realmente adoro árvores e quem mo ensinou foi o teu Avô Tanas...

Através dele aprendi a respeitar a natureza, tanto o mar, como a terra, como o céu!!!

E sempre que me senti livre e feliz estava em cima das ondas do mar ou em cima dum cavalo, o vento a bater-me na cara com muita força e eu a deixar entrar a felicidade dentro de mim!

E por ter sabido transmitir-te a herança que recebi do meu Pai, a Paz chega aqui à Vista Alegre.

God Bless You...Be Happy!
Anónimo disse…
Parabéns pelas árvores, Rita, e bons bolos!

Mensagens populares