Renascer

v. intr. nascer de novo; reaparecer; renovar-se; (fig.) adquirir novo vigor, novo impulso; rejuvenescer.

Há quem renasça pela força das circunstâncias (num sentido muito lato) e há aqueles que incessantemente procuram a renovação.
Houve tempos em que renasci várias vezes, por achar que me gastava muito por dentro, enquanto a vida me passava. Porque me ouvia em demasia, sentindo o peso do meu corpo e da massa dos meus pensamentos que viviam dentro de mim.
Então todos os dias, quase todos os dias, renovava-me. Mastigava palavras surdas cá dentro. E então nascia outra vez.

Mas assim como uma coisa que nos aguarda no escuro, que nos sente e nós não a vemos, renasci pela força das circunstâncias. Pela dureza da vida. Que nos deixa de braços soltos e vazios, à espera de um consolo pelas dores que passamos. A consolação é a cadência dos dias e das horas. Temos cortes e dores profundas, sem sangue nem choro. Volta a nascer uma pessoa com 31, 57, 21 ou 65 anos. Corta-nos a respiração, suspendemos um suspiro. E estamos muito sós. Ninguém avisa quando renasce tal como ninguém nos visita quando renascemos.
Tudo o que passamos é tão só.

E depois? Depois nada.
Somos maiores e mais inteiros? Não. Somos ainda mais pequenos, porque tomamos noção da nossa dimensão no universo. Sentimos o peso da massa do nosso corpo e apercebemo-nos que, afinal, somos feitos de carne e ossos. Afinal, só nos distingue o espírito que é matéria que vive fora do nosso corpo.
E os outros? Dos outros (que nunca renascem) temos medo.

Há palavras que carregam mais que outras, tal como há dias mais cinzentos.




Comentários

É isso tudo e muito mais.O que é preciso e interessante é saber porque é que é isso tudo e muito mais.Quando cada um de nós nasce, nasce para isso tudo.Para os dias cinzentos e os dias luminosos.Não há nada mais ingrato e frio que a natureza e ninguém sabe quem a fez , à natureza.Nós estamos todos dependentes desse fenómeno que é a natureza.

Mensagens populares