Contra peso

E assim, acontece.
Deve haver qualquer coisa de celestial que nos compensa pelo mau que passamos. Acredito que isso é possível.

Há uma espécie de balança invisível que vai pesando os momentos da nossa vida - os que o destino e a sorte toma e aqueles que nos acontecem porque assim o fazemos para acontecer.
Creio que cada vez que essa balança se mostra demasiado desequilibrada, a mão, de uma justiça celestial, coloca o contra peso do outro lado. Procurando o equilíbrio.
Não é imediato, nem quando nós assim exigimos - pede-se tempo e paciência.

Ultimamente tenho observado mais de perto este fenómeno do contra peso. Talvez porque houve uma altura em que a minha vida era um foguete de fim de ano e houve um contra peso de toneladas para "compensar" o desalinho. Não é fácil, mas para me "consolar" acreditava que uma outra pessoa, num outro lugar do mundo, recebeu o meu excesso e eu tomei-lhe o defeito.

Passam uns tempos e começamos a pender mais para um lado escuro, mais triste, mais mau. Já reclamamos o contra peso! Aguardarmos, e ele acontece. Como um acto de fé. Acontece.
Hoje tive um contra peso no meu dia, que me compensou o desiquilibrio dos últimos tempos.
"Toma" - diz - "aqui tens."

A nossa balança é finalmente nivelada, mas sabemos bem que daqui a pouco virá do outro lado mais alguma coisa. E assim a ordem põe-se sobre as pessoas e sobre a terra. Porque ninguém tem tudo, nem ninguém tem nada. Todos somos tudo, o bom e o mau. Essa matéria circula entre nós, trocamo-la uns com os outros, dando, recebendo, levando, apoiando, suportando.

Se hoje, a balança de uns está em baixo, amanhã será a vez dos outros. Eu acredito que esta é a ordem da vida. Haverá sempre um contra peso. Mesmo depois da vida, ele nos irá compensar.

Comentários

Anónimo disse…
viva,

Excelente! escreves muito bem. Tenho estado atento ao teu blog e devo dizer-te que me tem surpreendido bastante...
keep up the good work...

bjos

Nuno Machado
Unknown disse…
Parece, que no que toca à tua capacidade de expores questões e a clarevidência e capacidade com que tu vês e levantas assuntos, dos quais a maioria dos demais não sabe que existem , parece, dizia eu , que a balança nessa questão vai estando cada vez mais pesada para o teu lado e não me parece que um dia sem mais nem menos essa balança venha a querer alterar as coisas.Há sim que viver os dias , sempre de cabeça levantada e explorar ao máximo as tuas qualidades.Já gora , em minha opinião , o nata vai bem com tudo o que nos foi apresentado, menos com o sumo.O nata fica muito bem com vinho do porto.Viva o pastel de nata e o bolo de arroz.Beijos e abraços
Anónimo disse…
Nuuuunooooo! saudades, amigo.
que bom ler-te! bjs e vai mandando bolos.

Mensagens populares