Uma das coisas que quase sempre me acontece quando vou de viagem e regresso a casa, é aquela sensação de que, afinal, nada mudou.
Ou por outra, mudou o meu pequenino mundo interior, pois fiz uma viagem de uma, duas ou três semanas, mas o que nos espera está na mesma.
Isso para mim, sempre foi um bocadinho frustrante.

Estivemos fora de Pemba por 1 mês e meio e quando regressamos a sensação foi diferente. Parece que afinal ainda há sítios na terra onde as coisas realmente mudam - além do nosso pequenino mundo.

Vamos aos sinais mais práticos: nas prateleiras do supermercado apareceu o leite magro e o sabonete nivea; abriu mais uma loja do chinês; já há à venda cozinhas, numa loja tipo Moviflor, com vários tipos de acabamentos e cores (um luxo!); estão a arranjar as estradas, ou antes, os buracos em forma de estrada da cidade e abriu uma nova bomba de gasolina!

Por outro lado, há também os sinais da natureza: o vento mudou, logo temos a sala a ferver todas as manhãs e o quarto fresquinho durante a noite; a praia está carregada de limos, ontem havia uma manifestação colectiva de alforrecas cor de caramelo que resolveram morrer na praia em vez de voltarem ao mar e o mar está a uma temperatura que não devo aqui referir, sob a pena de estar a provocar alguns amoques!

O povo anda mais animado, mais agitado. É Verão, à noite as pessoas juntam-se, convivem, saem de casa manhã cedo, vão todos para a rua. Há sempre coisas novas na televisão, mais chineses, mais auto-estradas, mais agricultura, mais produção, mais carros, mais bancos, mais barraquinhas a vender de tudo um pouco, mais telemóveis, blackberries e até iphones, mais computadores, mais impressoras e tinteiros.

Sabemos que ainda estamos muito longe de qualquer padrão europeu, e foi por isso mesmo que viemos para cá, mas pelo menos, isso tudo ajuda a tornar a nossa vida aqui mais fácil e confortável. Pois Pemba não tem nada a ver com Maputo - essa "Nova Iorque" para as pessoas do Norte de Moçambique.

O facto de termos agora televisão deu-nos também uma nova visão disto tudo - ao ver a televisão portuguesa, a primeira impressão vai para a malta toda de casacos e camisolas... "mas será possível estar assim tanto frio?" (pensamos nós) - e depois ao ver as notícias, ficamos com a certeza de que, afinal, lá nada mudou. Mesmo.

Comentários

Anónimo disse…
Para já muito obrigado pelas informações tão bem contadas.Gosto de ouvir de tudo o que se passa por aí.Parece que Moçambique é realmente um país em crescimento.Ver a RTP ajuda , mais as estradas alcatroadas pela Mota Engil mais o café Delta do alentejano Nabeiro.Beijos e abraços.Estamos muito contentes.
Anónimo disse…
E aqui ao lado no 16 leram-se em voz alta (Tio António) as vossas últimas façanhas!!
Que bom estarem a construir e a concretizar sonhos e aspirações.....
Espero ansiosamente por notícias da casa alugada no IBO.
TAKE CARE, we miss you both very very much

Mensagens populares