Feliz Ano Novo!
Ontem, segundo o calendário muçulmano, e pela mudança da lua, foi o início do novo ano. Ontem de manhã estávamos no Ibo e vieram mulheres e crianças cantar à nossa porta, numa espécie de "janeiras". No final rezaram um pouco e apertaram as nossas mãos, desejando-nos um feliz ano novo.
É uma sensação tão boa - tudo aqui existe ao seu tempo, no seu momento próprio, tudo é novo todos os dias. Até ontem foi o primeiro dia do ano, para quem não saiba. Outras pessoas, vivem outro calendário e eu vivo nesse mesmo mundo, num outro tempo.
É confuso, mas eu gosto disso!
Então decidi que hoje foi o início do meu ano novo. Pois eu percebi que cada um de nós pode ter o seu ano novo, quando entende que ele merece ser celebrado pelo dia que o marcou. Porque muito provavelmente no dia 1 de Janeiro não se irá passar nada de especial, e porque hoje passou-se tanta coisa, que supera qualquer dia 1, 2 ou 3 de Janeiro, resolvi começar hoje o meu ano.
Confuso, mas eu permito-me a essa ousadia e desafio a que cada um o faça também.
Hoje confirmei que no mundo vivem pessoas de alma pequena (eu já devia ter aprendido a lição, mas ainda dou o benefício da dúvida), de mentalidade pobre e rasteira - tão rasteira que se assemelham a seres esquivos e fracos como os parasitas, que se agarram aos outros na busca da sua sobrevivência, sempre sob o olhar da inveja.
Hoje confirmei que não sou uma dessas pessoas, que há outras que me querem cravar as garras nas costas, sugando a minha alma e que a minha alma gémea é ainda maior do que alguém poderia julgar. Tão nobre e tão sereno, tão grande e tão justo.
O mundo está cheio de parasitas, e de outros tantos, talvez menos, animais "hospitaleiros" - e eu começo a saber sei quem é quem.
Aqui fica este texto que estava na casa de banho do nosso alojamento em Chimoio - o Pink Papaya. Isto é das tais outras pessoas, que são felizes verdadeiramente pelo que são e não pelo que têm, que dão graças pelos dias que correm, que riem sem vergonha, medo ou desconfiança, que aceitam a sua vida querendo fazer nela a diferença e quem sabe, fazê-la um bocadinho no resto do mundo, também.
Promise Yourself
To talk health, happiness and prosperity to everyone you meet.
To make all your friends feel that there is something special in them.
To look at the sunny side of everything and make your optimism come true.
To think only the best, to work only for the best and expect only the best.
To be just as enthusiastic about the success of others as you are about your own.
To forget the mistakes of the past and press on to the greater achievements of the future.
To wear a cheerful countenance at all time and give every living creature you meet a smile.
To give so much time to the improvement of yourself the you have no time to criticize other.
To be too large for worry, too noble for anger, too strong for fear and too happy to permit the presence of trouble.
Comentários
Por entre linhas vejo a quem te referes e só espero que a convivência não seja desgastante e penosa....e que os vosso planos não sejam perturbados por isso.
Vou tentar ser feliz e ver o lado positivo da vida.Obrigado por mo teres relembrado!