Primeira etapa da nossa viagem concluída. Maputo – Vilanculos 715 km.

Saída de Maputo às 5 da manhã em ponto. Despedimo-nos do Johnny e partimos, deixando para trás a “cidade das acácias” que já se enchia de vida, com chapas, camiões, pessoas, cabras e crianças a circular para dentro e fora dos arredores.
Só paramos em Xai-Xai para o pequeno-almoço, na Pousada Pontinha mesmo à beira da estrada, depois da Ponte sobre o Rio Limpopo. Sandes de queijo, uma bifana, coca cola e sumo de pêssego. Dois cafés.






O caminho a seguir, cerca de 90 km, tinha sido bem doloroso há 4 meses atrás. A estrada estava carregada de buracos, havia constantes desvios à esquerda e à direita, camiões e chapas, mais as bicicletas e o movimento do costume. Hoje tivemos uma agradável surpresa, com um “tapete” de alcatrão novo, impecável!






Passamos Inhambane e a estrada até Vilanculos seria um outro martírio, que em Julho sabíamos que um dia mais tarde havia de acabar, pois as máquinas da Mota Engil trabalhavam em pleno. Mais uma óptima surpresa quando vimos que afinal a estrada estava praticamente pronta - mais 70 km de viagem sem “crateras”!






Muita polícia a patrulhar a estrada (fomos parados 3 vezes para mostrar documentos), muita estrada nova e o movimento de camiões do costume, com transporte de sacas de cimento, ferros, tractores e sempre, sempre a cabrinha lá no alto atada pela corda. Quem leva 30 toneladas de carga bem pode levar uma cabra ou duas.






A dormida em Vilanculos é no Zombie Cucumber, que é um Lodge de Backpackers em frente á praia! Ficamos a dormir na casinha cor de rosa (na ponta à esquerda), sendo que o nosso vizinho, da casinha azul, um sul africano, é um investigador de cobras e aranhas, eu repito, ele tem um jipe todo “kitado” e cheio de autocolantes que diz: “Spider and Snakes Research Unit”.






Vamos dormir bem, de certeza!






Amanhã vamos passar aqui o dia e só voltamos à estrada no sábado.

Comentários

Vanda Abreu disse…
Continuação de boa viagem! adoro ler os teus relatos, tão reais... parece um filme
beijinhos para os dois e no sábado - boa estrada!
Anónimo disse…
Que sorte terem tido o asfalto da Mota Engil.Cá ficamos sempre á espera de mais relatos.O Flash não pára de crescer.

Mensagens populares