As coisas que eu ando a descobrir!


O meu mais recente devaneio calórico é esta combinação que passo a explicar: um iogurte grego (natural) + bolacha maria partida aos bocados + uma colher de chá de lemon curd. Mistura-se tudo directamente no copinho do iogurte e o resultado é qualquer coisa entre uma tarde de limão merengada fresquinha e uma mousse de leite condensado com sabor a limão.
O sabor é absolutamente divinal. Devora-se em 1minuto e 13 segundos.

Desde o dia em que a minha sobrinha de dois anos lanchou um iogurte grego à minha frente, que eu fiquei vidrada: a textura, o aspecto, tudo. Corria o mês de Junho e eu estava em Lisboa de regresso a Moçambique. Agora que já cá estou de vez, a primeira coisa que fiz quando cheguei, além de snifar cápsulas de Nespresso e comprar salmão fumado à tonelada (vá-se lá entender o que resulta das nossas privações!), foi comprar embalagens de iogurte grego.
Comecei a fazer esta "papinha maravilha" com geleia de marmelo, em vez do lemon curd (cá não o encontro). Mas quis um dia, que viesse de Inglaterra, um frasco desta compota que é para mim uma perdição e uma memória doce e já longínqua.

Tinha uns 13 anos (a fazer 14), quando, nas férias do Verão, tive o bilhete de passagem para uma dessas Escolas de verão em Inglaterra, perto de Londres, em que todo o dia era dedicado às artes performativas: ballet, sapateado, dança jazz, teatro, danças tradicionais. Foi há 20 anos e lembro-me como se fosse hoje. Fomos umas 10 raparigas de Cascais com a Professora, dormíamos em camaratas, passávamos o dia a dançar, à noite a jogar ping-pong e a beber chocolate quente da Cadbury´s. E de manhã, no refeitório, havia torradas de pão de forma com... lemond curd! Oh! Assim que comi pela primeira vez fiquei viciada (sendo que aquilo é só ovos, açúcar e limão!).
E no regresso a casa, em vez de trazer uma t-shirt que dizia "I went to London and all I got was this lousy t-shirt", trouxe frascos de lemon curd.

Pronto. Foi o começo de uma linda amizade. Sendo que eu sou fã nº 1 de limão: gelado de limão, limonada, doces de limão, tudo o que tenha limão eu adoro.

Este frasco, que cá aterrou, está a chegar ao fim. Tristeza. Melancolia.
Até que hoje, quando resolvi escrever esta "receita do demo" no Blog, descobri que na interné há a receita de lemon curd para a Bimby! Concertinas e xilofones tocam dentro de mim, há foguetes e serpentinas pelo ar! É a loucura total, eu vou começar a fazer lemon curd em casa e arruinar-me para o resto da minha vida! (mas vejam que até acabo as frases com pontos de exclamação e tudo!)
Se também tiverem receitas maléficas partilhem, há que ser amigo do seu amigo.

Ora então, boa semana e bons limões!

Comentários

Anónimo disse…
Hummm...olha que eu sou convictamente fã n.º 1 de limão! Tenho sempre um frasco de lemon curd em casa, o último comprei na Mercearia da Atalaia (ou espaço gourmet do El Corte Inglês) - é da "Casamilhos". LEMON CURD...GAHHRRR (a salivar tal qual o Homer Simpson!)

Mensagens populares