Passas para 2012 #1



Ora aqui está a minha primeira passa/resolução e um do meus projectos de escrita para 2012.
As ferramentas já tenho: o (óptimo) curso de "Histórias de Família: memórias e biografias" da Escrever, Escrever está feito, os manuais já vieram da Amazon, os livros já foram recolhidos, as fontes seleccionadas.
Agora é meter mãos à obra e começar a... trabalhar! Não é a escrever, que essa parte é a mais fácil.
É obrar como os calceteiros. Suar em bica, sentar 4 horas por dia a escrever, fazer um Índice por capítulos e outro de fontes, entrevistar pessoas, descobrir pessoas, desesperar por mais pessoas, andar à busca de pormenores como um cão a farejar a caça. Estabelecer rotinas, ser aborrecida e quase enfadonha. Mas daqui vai resultar qualquer coisa, espero eu!
A pior parte é que se trata de uma história da minha família (lado paterno) e não convém ao investigador (naquilo em que me vou tornar nos próximos tempos), envolver-se emocionalmente com o objecto em estudo. Há que haver uma "neutralidade objectiva" - o que significa ser fria como um calhau. Pois quanto mais granítica eu for, mais revelações irei obter das minhas fontes (as humanas, diga-se).
Ora vamos lá ver como é que esta alma, mole e doce, como uma lata de leite condensado, se vai comportar nestas novas lides.
Vou dando notícias e desejem-me sorte!

P.s - de notar que eu não gosto nada de passas, mas enfim, não as comendo posso imaginá-las.

Comentários

Anónimo disse…
GOOD LUCK!
Anónimo disse…
É.Mas tens todo o tempo do mundo.Se assim o fizeres, vais ver , até porque o assunto tem muito assunto , mas sem pressas.
Vera disse…
Que óptimo projecto! Aguardo com muita expectativa os desenvolvimentos! Votos de muito ânimo e perseverança :-)

Mensagens populares